O WhatsApp está aos poucos estreando a função de “Canais”, uma área para criadores de conteúdo distribuírem imagens, vídeos, textos para milhões de pessoas de forma unidirecional.
Vai ser diferente do que ocorre atualmente com grupos e listas de transmissão, onde hoje em dia tem limitação de integrantes. Com o novo recurso, o WhatsApp vai se aproximando do que já faz o Telegram. Só que neste caso, membros de um canal no WhatsApp vão poder apenas reagir com emojis às postagens feitas por um administrador e responder a enquetes, mas não escrever mensagens.
Qualquer pessoa vai poder criar um canal e a nova função vai chegar ao Brasil nos próximos meses. A organização no app vai mudar! Com essa mudança, a aba hoje chamada de Status passará a ser chamada de Atualizações.
A nova área passará a reunir:
- os Status dos seus contatos em “bolinhas” na parte superior;
- logo abaixo, serão exibidos os Canais, mostrando aqueles em que você estiver inscrito;
- e tocando no botão dos três pontos ao lado, será possível buscar Canais por tema ou nome.
Dentro dos “Canais”, o campo para digitar texto não será habilitado para membros, e isso não pode ser alterado. Ao seguir um canal, por padrão, as notificações dele estarão silenciadas. O novo integrante é que terá de mudar isso.
As pessoas devem voluntariamente seguir um canal: ou seja, não dá para um administrador adicionar contatos, como acontecem com grupos. As informações transmitidas em um canal não são criptografadas e são apagadas automaticamente após 30 dias.
O administrador do canal, por sua vez, não tem acesso ao número de telefone dos seus seguidores, a não ser os que já estejam na sua lista de contato. Ele só sabe o número de pessoas que integram o canal.