LER e DORT são lesões do sistema osteomuscular e as mais comuns que atingem o mundo corporativo. Ambas são lesões por esforço repetitivo relacionadas ao trabalho.
LER: Lesão por Esforço Repetitivo. Inclui um grupo de doenças (tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo) com sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento.
DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. É causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. DORT designa apenas as lesões em que há correlação do quadro clínico com o trabalho desempenhado pela pessoa, como por exemplo, pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como músicos, esportistas e outros.
Como principais causas para ambos, podemos destacar: excesso de movimentos repetitivos, postura incorreta, preparo físico insuficiente, ausência de pausa e descanso, local de trabalho inadequado e jornadas excessivas.
Para evitar as lesões, procure fazer uma pausa da digitação por 5 minutos a cada 25 minutos trabalhos, movimente-se, caminhe, beba água ao longo do dia e verifique se você está em uma postura adequada, com as costas em um ângulo reto com o assento da cadeira e a planta dos pés totalmente apoiados no chão.