Se você desconfia que é mais picado por mosquitos do que outra pessoa no mesmo ambiente, você está certo. De fato, algumas pessoas são mais atrativas para os mosquitos que outras. Isso é explicado por um fator: os odores expelidos pelo nosso corpo. Os insetos hematófagos, que se alimentam de sangue, reconhecem o cheiro de suas “presas” através das antenas.
Um estudo publicado pela revista científica Cell, aponta que existem pessoas realmente mais propensas a serem picadas por mosquitos do que outras.
E uma notícia curiosa: os mosquitos tendem a se manter fiéis às vítimas ao longo do tempo. Os cientistas descobriram que os indivíduos mais atraentes para os mosquitos produzem, em sua pele, muito de determinadas substâncias químicas ligadas diretamente ao odor. Substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.