Um vazamento de água em casa pode gerar graves consequências, além das financeiras e estruturais. A umidade resultante favorece a proliferação de mofo e bactérias prejudiciais à saúde. É importante detectar o problema precocemente para garantir a segurança da sua residência e dos moradores.
Um vazamento de água em casa pode acontecer em diferentes locais, desde torneiras e chuveiros até canos e sistemas de encanamento.
Mas por que ocorrem vazamentos? Dentre os principais fatores, podemos citar:
-Falta de manutenção: a falta de cuidado com as instalações hidráulicas pode levar ao desgaste dos canos, das torneiras e dos registros.
-Má qualidade dos materiais: o uso de materiais de baixa qualidade ou inadequados para as instalações hidráulicas pode comprometer a durabilidade e a resistência dos canos, das torneiras e dos registros.
-Falhas na impermeabilização: a presença de falhas na impermeabilização de lajes, paredes e pisos pode permitir a entrada de água, resultando em umidade e vazamentos.
Identificando vazamentos e suas causas:
Existem alguns pontos de atenção que podem indicar a presença de um vazamento, como:
- Relógio de água
Uma das formas mais simples de identificar vazamentos em sua propriedade é realizar o teste do hidrômetro, também conhecido como “relógio de água”.
Feche todas as torneiras e registros, além de desligar qualquer aparelho ou equipamento que utilize água da rede, faça a anotação do número indicado no relógio e aguarde por uma hora. Após isso, verifique se houve alguma alteração no número registrado. Se houver mudança, é possível que exista um vazamento em seu imóvel.
- Canos
Para verificar um vazamento no cano, feche o registro e abra uma torneira que esteja diretamente conectada à rede. Deixe a água escoar completamente. Depois coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se ela puxar a água do copo, é sinal de que há um vazamento no cano que está sendo abastecido pela rede.
- Caixa de água
Para saber se há vazamento no encanamento da caixa d’água, feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que utilizam água por alguns minutos. Ah, e evite dar descarga também! Em seguida, encontre a torneira de boia da caixa e feche-a para evitar a entrada de água. Faça uma marcação no nível da água na caixa e, após uma hora, verifique se houve diminuição. Caso isso ocorra, é muito provável que exista um vazamento.
- Vaso sanitário
Uma dica interessante para verificar se há vazamento na válvula ou na caixa de descarga do vaso sanitário é aproveitar a borra de café. Basta jogá-la no vaso e observar se ela fica no fundo ou sobe até a superfície. Se permanecer no fundo, não há problemas. No entanto, se subir até a superfície, é sinal de que há um vazamento. Se a saída da descarga estiver voltada para a parede, é recomendado realizar um teste esgotando toda a água. Caso a bacia encha, pode haver vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
- Pias, torneiras e chuveiros
Na maioria das vezes, é fácil encontrar a causa do vazamento, principalmente se a situação for mais grave. No entanto, pode ser que o problema fique escondido. Um exemplo de verificação de vazamento:
-Feche a saída do reservatório e a torneira da boia.
-Depois, marque o nível atual da água no reservatório e aguarde uma hora para verificar se houve alteração.
-Caso haja uma diminuição, pode ter algum vazamento na canalização ou nos sanitários.
- Reservatórios de edifícios/cisternas
Uma maneira eficiente de encontrar vazamento em reservatórios de prédios e cisternas é seguir estes passos:
-Feche a saída do reservatório e a torneira da boia.
-Depois, marque o nível atual da água no reservatório e aguarde uma hora para verificar se houve alteração.
-Caso haja uma diminuição, pode ter algum vazamento na canalização ou nos sanitários.
Sinais de alerta
Além desses pontos de atenção, existem alguns sinais de alerta que podem indicar um vazamento de água em casa, como:
-Manchas: escuras ou amareladas nas paredes, no piso ou no teto da sua casa podem ser causadas pela água que se acumula nessas superfícies. Outros indícios incluem piso ou reboco soltando.
-Umidade: veja se há umidade excessiva no ar ou nas superfícies da sua casa com um medidor específico ou tente identificá-la pelo cheiro de mofo, sensação de abafamento ou formação de gotículas de água nas janelas.
-Aumento do consumo de água: compare as suas contas de água dos últimos meses e verifique se houve um aumento significativo no consumo sem razão aparente.
-Barulhos: Sons de água correndo ou gotejando podem indicar vazamentos em encanamentos ou torneiras.
Dicas para prevenir vazamento de água em casa
-Faça manutenção periódica e inspeção de instalações hidráulicas
-Verifique regularmente torneiras, chuveiros, vasos sanitários e encanamentos em busca de sinais de vazamentos.
-Certifique-se de que as tubulações estejam bem isoladas e sem rachaduras. Substitua qualquer cano danificado imediatamente.
-Descarte corretamente os resíduos sólidos e evite jogar óleo usado ou produtos químicos no ralo, pois eles podem causar obstruções nas tubulações e danificá-las.
Fonte: Seguros Unimed