Vale a pena permanecer com um eletrodoméstico antigo?

Às vezes o antigo sai caro sabia? Um eletrodoméstico antigo consome muito mais energia do que um novo. Porém o eletrodoméstico novo tem uma durabilidade inferior ao antigo já que a maior parte dos antigos eram feitos de metal, já os novos utilizam materiais mais frágeis como o plástico.

Com isso vem aquela questão:

Vale a pena consertar um eletrodoméstico antigo ou é melhor comprar um novo? 

Geralmente um aparelho novo, exemplo, uma geladeira tem a vida útil de 10 anos. Já uma geladeira antiga dependendo dos seus cuidados pode ultrapassar diversas gerações.

Se uma nova custar por volta de R$ 2.000,00, só compensará continuar com a antiga se seu concerto for até R$ 200,00, ou seja, o conserto não pode ultrapassar 10% do preço de compra de uma nova, afirma César Caselani, professor de administração da FGV, entrevistado pela Folha de São Paulo.

Além disso é bom analisar as tecnologias pois, a cada 5 anos, a tendência dos eletrodomésticos é de reduzir em 10% o consumo de energia: você pode está pagando uma fortuna de conta de luz por conta de um aparelho já velho. Por isso, desapega do antigo e pense em reduzir menos o preço da sua conta de luz.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário