Durante as férias o número de residências vazias aumenta, já que muitas famílias aproveitam o recesso escolar para viajar. Nesses casos a segurança deve ser pensada antes mesmo do destino da viagem e para isso a escolha correta da fechadura é fundamental. Ivanor Onzi, coordenador da engenharia dos produtos Soprano, conta que existem fechaduras no mercado com diversos níveis de resistência a arrombamentos. “Atualmente as embalagens de todas as fechaduras nacionais apresentam uma tabela onde é indicado o nível de resistência e de segurança. Esta medida faz com que o consumidor tenha um numero maior de informações para decidir sua compra”, afirma.
Para completar a segurança Onzi indica o uso de travas auxiliares. “Neste caso é sempre indicado colocar pelo menos uma trava na parte de baixo da porta para assim evitar que o arrombador tenha um ponto de apoio maior para tentar o arrombamento”.
E quando a fechadura emperra, o que fazer? “O primeiro passo é fazer uma lubrificação interna – com óleo em spray ou até mesmo grafite”, indica Onzi. “Caso a lubrificação não permita o retorno do funcionamento normal é necessário procurar um chaveiro especializado e trocar a fechadura com defeito”, aconselha. (Fonte: Bradesco Seguros)
PRECISA DE UM CHAVEIRO AGORA?
ACIONE OS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24h DO SEU SEGURO RESIDENCIAL