Aos poucos os pais estão se dando conta de que a hora de comer e de dormir não é hora de usar telas (celular, televisão, tablets, etc).
Em 2013, o número de pais que permitiam o uso desses dispositivos era +/- 84% de acordo com uma pesquisa feita pela revista CRESCER da Editora Globo, quando refeita, essa pesquisa mostra que agora, em 2018, esse número já baixou para 37%.
Porque proibir o uso de telas na hora de dormir?
Esses aparelhos que emitem luz, como tv, tablets, computadores e celulares interferem diretamente na liberação de melatonina, o hormônio do sono. Quanto maior for à quantidade de luz emitida, menor a liberação do hormônio, que resulta na dificuldade para dormir.
Além disso, dependendo do que esteja sendo visto nesses aparelhos, irá dar uma falsa impressão de calmaria (enquanto a criança está ali, atenta assistindo) e uma grande excitação quando o mesmo é desligado.
E na hora de comer, porque proibir?
Na hora das refeições, o problema não é químico, mas pode prejudicar muito a saúde das crianças. Pesquisas mostram que crianças que costumam comer assistindo a televisão estão mais predispostas a obesidade e disfunções alimentares.
Isso acontece porque, distraída com o desenho a criança acaba comendo mais do que necessita, não percebendo a sensação de saciedade.
Aproveite a hora da refeição para ter ótimos momentos com sua família, conversar com seus filhos e saber como está sendo a vida deles. Além de ser ótimo para a interação familiar, irá melhorar a saúde e o bem-estar de todos.