Neste ano, ainda temos 2,7 milhões de pessoas no mundo, cerca de 1/3 da população, sem acesso à internet. São dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT). No ano passado, havia 3 bilhões de pessoas sem acesso à internet. Em contrapartida, existem 5,3 bilhões de usuários conectados no mundo.
Para a UIT, as tendências de queda de usuários se devem à falta principalmente de investimentos em infraestrutura. Com isso, a meta de conectar o mundo inteiro à internet até 2030 não deve ser cumprida.
A África, que permanece sendo a região menos conectada da UIT, teve 13% de crescimento da penetração de internet. Hoje, 40% dos africanos estão conectados.
A Europa permanece sendo a região mais conectada em todo o planeta com 89% da população online. Os países árabes mostraram um crescimento bem satisfatório, com a internet alcançando 70% da população. Na região da Ásia-Pacífico, a penetração da internet subiu 61% no ano passado, alcançando 64% este ano. Já as Américas, os Estados Independentes da Commonwealth e a Europa alcançaram 3% de crescimento, com mais de 80% da população na internet em cada região.
Fonte: Monitor Mercantil