O tratamento ortodôntico corrige problemas de mordida e alinha os dentes, melhorando a estética, função mastigatória e higiene bucal. Os principais tratamentos previnem complicações futuras, como desgaste dos dentes e problemas articulares, promovendo autoestima e confiança para o paciente.
Uma arcada dentária desalinhada pode causar dores musculares e aumentar as chances da pessoa desenvolver doenças bucais, já que os dentes desalinhados tornam a higienização da boca mais difícil.
O que é tratamento ortodôntico?
É um conjunto de procedimentos odontológicos que visa corrigir a posição dos dentes, e a relação entre as arcadas dentárias, através de dispositivos, como aparelhos fixos ou removíveis, visando realinhar a arcada, melhorar a estética, função mastigatória e saúde bucal do paciente.
Quais são os principais tipos de problemas corrigidos pelo tratamento?
a) Diastema: espaços anormais entre os dentes, comumente entre os incisivos;
b) Má oclusão: alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores, como sobre mordida, mordida cruzada, mordida aberta e mordida profunda;
c) Dentes apinhados: quando ocorre a falta de espaço na arcada dentária, para que os dentes se posicionem corretamente;
d) Mordida cruzada: a arcada superior cruza com a inferior de forma inadequada;
e) Assimetria facial: alteração nas proporções faciais
f) Problemas respiratórios: certos problemas ortodônticos podem estar associados a problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono.
Quais são os diferentes tipos de aparelhos ortodônticos?
A escolha depende das necessidades do paciente, da gravidade do problema ortodôntico, da estética desejada e das preferências pessoais.
Confira os principais a seguir:
a) Aparelho fixo: é o tipo de aparelho mais comum. Realiza a movimentação dos dentes para deixar a arcada dentária alinhada. Ele é formado por:
– Braquetes: estruturas que ficam presas nos dentes;
– Ligaduras: também conhecidas como borrachinhas;
– Fios.
b) Aparelho autoligado: funciona de forma semelhante ao fixo dispensando o uso das borrachinhas, o que faz com que ele seja uma boa opção para quem busca um aparelho mais discreto. A sua manutenção é mais fácil e rápida.
c) Aparelho removível: também conhecido como aparelho móvel, pode tirar esse dispositivo da boca para se alimentar e fazer a higiene bucal. Ele pode ser usado por pessoas de todas as idades, mas é geralmente indicado para crianças (tratamento ortodôntico infantil) ou para os pacientes que acabaram de fazer o tratamento com o aparelho fixo.
d) Aparelho lingual: funciona da mesma forma que o fixo, a única diferença é que ele é colocado na parte interna dos dentes, dificultando o processo de higiene bucal.
Esse tipo de aparelho só é indicado para casos muito específicos, como para atletas que praticam esportes de alto impacto.
e) Aparelho extrabucal: é o menos discreto de todos. Ele possui uma estrutura que sai da boca e é encaixada na parte de trás da cabeça. É utilizado para corrigir a posição dos dentes posteriores, e pode estimular ou restringir o crescimento dos ossos que compõem a mandíbula.
Qual a duração média do tratamento ortodôntico?
O tempo do tratamento ortodôntico varia muito, conforme o problema apresentado pelo paciente e pelo tipo de aparelho escolhido pelo ortodontista.
Fonte: Blog Seguros Unimed