Para você que já curte um pedal e leva a sua bike para lugares incríveis, trouxemos alguns lembretes da forma correta de transportá-la, de acordo com as leis de trânsito. Qualquer deslize pode resultar em uma infração gravíssima, passível de multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ok?
Antes de tudo saiba que as bikes não podem extrapolar o peso máximo especificado para o carro ou sua largura máxima, nem atrapalhar a visibilidade de placas e ou as luzes do veículo.
- Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210.
- As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via.
- O transporte pode ser feito no teto, desde que fixada em dispositivo apropriado.
- Todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos do Denatran.
Suporte de teto:
Uma das formas mais seguras de transporte e que atende às leis. Uma resolução, sobre o transporte de bicicletas, não restringe a altura, mas tenha atenção por onde passa: árvores, pontes etc.
Suporte traseiro:
Esse merece muita atenção na instalação: ficar a uma altura que não corra o risco da bike encostar no chão, e não tampar a placa traseira do veículo. Neste caso, a segunda placa traseira de identificação deve ser lacrada na parte estrutural do veículo em que estiver instalada, lado direito do para-choque ou carroceria. O transporte de bicicleta que supere a largura do veículo é uma infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos no prontuário e possibilidade de retenção do carro.
Suporte de engate:
O suporte de engate de reboque exige muita atenção do motorista, e não são todos os veículos que podem utilizá-lo, somente carros que possuam autorização do Denatran, o que também exige colocação de uma nova placa.
Nas picapes:
Na caçamba de picapes também é permitido levar a bike, inclusive com a tampa aberta. No entanto, é preciso respeitar o comprimento do balanço, ou seja, a medida que vai do centro da roda até onde a carga termina. A distância deve ser de no máximo 60% da distância entre eixos do automóvel, e deve-se sinalizar bem a parte da bicicleta que fica para fora da caçamba. Durante a noite, utilize luz vermelha e um dispositivo que reflita a luz.
E se você gosta de se aventurar com sua bike, quer solicitar agora uma cotação para o seguro do seu carro também? Temos condições diferenciadas para você!
Fonte: Uol
Foto: PNG GRATIS / PIXABAY