O ambiente de trânsito é definitivamente estressante, especialmente nos grandes centros. A correria do dia a dia e a necessidade de seguir horários faz com que os condutores deixem de lado algumas das regras definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto, não seguir as leis dificulta ainda mais o trânsito caótico.
O primeiro passo é que todos entendam que o trânsito não é um espaço individual. O condutor não pode fazer o que quiser, mas também não pode escolher como os outros vão agir. Se todos cumprissem com a regra de trânsito, seria diferente.
Atitudes que pioram
Entretanto, algumas respostas podem piorar a situação. Segundo psicólogos, não se deve tentar responder na mesma moeda, pois o nervosismo pode trazer outros problemas. Deve-se entender que o comportamento do outro condutor está errado e tentar tolerar. Conseguir suportar o erro dos outros é difícil, mas não vale a pena ter um ataque cardíaco por conta do estresse.
Deixar-se levar pela influência emotiva aumenta as chances de a mulher errar no trânsito, apesar das comprovações de que elas são mais cuidadosas ao dirigir. Com essa indignação, a condutora pode cometer um equívoco e causar mais acidentes.
Segundo pesquisas, os homens provocam acidentes por conta de erros e transgressões, enquanto mulheres costumam se esquecer de realizar alguma ação (ligar a seta, por exemplo) quando são as causadoras.
Em 2011, segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mais de 331 mil condutores se envolveram em acidentes de trânsito.
Fonte: Bradesco Seguros