Tipos de tração

A tração de um carro é essencial para o seu movimento. Ela é a transmissão da potência do motor para as rodas, fazendo com que o veículo se desloque. Para alcançar esse efeito, as maneiras são várias. 4×2 dianteira, 4×4 traseira, 4×4 integral são algumas das opções ofertadas no mercado brasileiro. Mas, cada uma tem seus pontos positivos e seus usos.

4×2
O quatro indica o número de rodas do veículo e o dois indica quantas serão tracionadas. Nesse caso, isso significa que apenas um dos eixos – o traseiro ou o dianteiro – receberá a força do motor. Carros populares e sedans médios possuem, em sua maioria, tração dianteira. Já a traseira é indicada para veículos mais pesados, que possuem carga na parte de trás do carro.

Perfeito para pisos em boas condições, a vantagem do 4×2 é que ele economiza combustível e é menos ruidoso que a versão 4×4.

4×4
Já a 4×4 significa que a tração vai para todas as rodas com os dois eixos, recebendo força do motor. Esse sistema pode se apresentar de formas diferentes, dependendo do objetivo e do tipo de carro.

O diretor de engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil, Reinaldo Muratori, explica que, por exemplo, em carros esportivos e alguns sedans, é utilizada a tração 4×4 permanente. “O motorista não tem opção de ligar e desligar. A vantagem é que a chance de um dos quatro pneus estar apoiado em uma área com aderência, mesmo em piso molhado, é maior”, diz. Com isso, esses carros são mais seguros e também desempenham melhor.

Já em veículos desenvolvidos para off road, a tração pode ser alterada. Feitos para trafegar em pisos de más condições, o 4×4 contribui para o deslocamento, mesmo em pisos mais íngremes. Já na cidade, o motorista pode usufruir da economia e do menor ruído feito pelo sistema do sistema 4×2.

Alguns carros também possuem a 4×4 reduzida. “Ela muda as relações de transmissão do carro, fazendo com que o torque que vai para a roda dobre”, diz Muratori. Com isso, o motorista pode transpor obstáculos que outro carro não conseguiria. Borges explica que, nesse tipo de tração, o carro não consegue atingir velocidades muito altas, pois o sistema limita.

Manutenção

Os custos de manutenção são mais caros. Por ser um conjunto mais complexo, com mais componentes, a revisão sai mais cara. Entretanto, não há grandes cuidados necessários para manter uma vida longa à tração.

Um ponto importante é a leitura do manual do carro e ficar atento aos sinais do painel. Cada carro tem suas especificações, então se informar sobre o uso indicado da tração é importante. A maioria dos carros modernos tem luzes de alerta no painel, indicando se há alguma anomalia, o que ajuda muito no diagnóstico e o motorista pode procurar a concessionária para verificar o problema.

Fonte: Bradesco Seguros – http://www.dicasautore.com.br/publicador/CMS.do?idSecao=6F23FD78-E5E6-A2FC-0CA2-ED40CCF47453&idMateria=EF6EACD4-E770-76E2-277F-BD43FD059ACA

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