Para a seguradora, a telemetria representa uma maneira de entender melhor o perfil e comportamento do segurado. Para o motorista, traz recompensas pela direção consciente e segura.
O que é a Telemetria
A telemetria é uma tecnologia que permite que as companhias acessem, em tempo real, os dados sobre os motoristas e seus veículos.
Idade do motorista, CEP de pernoite, trajeto diário são alguns dos fatores que sempre influenciaram no custo de um Seguro Automóvel. Mas agora, o valor da apólice ganha mais uma variável, que fazem o comportamento diante do volante ser decisivo na precificação do produto.
Como os dados serão gerados?
Os dados serão gerados por meio três diferentes fontes: carros conectados com sistemas embarcados, um dispositivo instalado no veículo após sua fabricação, algum sensor que o motorista carregue com ele (geralmente, smartphones).
Telemetria também beneficia os motoristas
Para o motorista, além do desconto no seguro, a ferramenta irá ajudar a se ter uma condução mais consciente e segura, reduzindo custos como manutenção, combustível e, principalmente, acidentes.
A telemetria oferece uma avaliação de risco mais precisa dos motoristas, medindo o real comportamento do condutor.
Outro caso são as assistências médicas na estrada que poderão ser fornecidas em caso de necessidade, sendo acionados automaticamente por meio da telemetria ou, manualmente, a pedido do motorista.
Já conhecida pelos transportadores
No setor de transportes, a telemetria já funciona como um braço direito da gestão do motorista e na melhoria da eficiência operacional.
Com ela, o transportador pode monitorar as ações de seus motoristas e ter maior controle no desempenho de sua frota.
Por meio de uma plataforma online, o empresário pode medir o nível de segurança e economia de seus principais custos, como combustível, pneu, sinistralidade, multas de trânsito e manutenções preventivas e corretivas.
A telemetria veicular proporciona aos empresários desde o aumento na segurança e conservação do patrimônio até a otimização do tempo e análise de condução dos veículos.
Telemetria em veículos leves
Depois dos veículos de linha pesada, como caminhões), a telemetria também chega aos carros de passeio.
Diversas seguradoras estudam adotá-la como uma forma de ajudar na precificação do serviço no dia a dia. Outras já trabalham com essa tecnologia, como a SulAmérica, que lançou o SulAmérica Auto.VC.
Esta plataforma funciona via smartphone, utilizando o GPS do aparelho condutor para mapear as variáveis de direção.
Informações só são coletadas a partir da autorização do usuário. O condutor recebe uma avaliação do seu modo de dirigir e obtém dicas personalizadas, sendo recompensado caso adote boas práticas de direção.
Quanto mais segura for a direção do carro, mais pontos o motorista acumula e mais alta sua posição no ranking do aplicativo.
Desde 2018, o SulAmérica Auto.VC está disponível em estados como Pernambuco e Minas Gerais e em cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba.
A Bradesco Seguros, por sua vez, conta com o aplicativo Dirija Bem que utiliza o acelerômetro e o GPS dos smartphones para captar dados como velocidade, horário, distância e eventos bruscos. Com essas informações, o usuário recebe uma nota de 0 a 100 em cada viagem e, a partir das notas recebidas por viagem, é calculado o score de condução que avalia o nível de direção do usuário.
Como aconteceu para a telemetria em outros mercados, ou para qualquer outro produto inovador, as seguradoras passarão por uma longa curva de aprendizado. Mas, ao que tudo indica, o sucesso é garantido.
Fonte: Retirado da Revista Apólice