Se você anda tendo problemas com a internet lenta, saiba que é possível que ela esteja sendo utilizada sem você saber. A primeira hipótese que pensamos é ligar para reclamar para a operadora, se o problema persistir.
1 – Suspeita
A primeira pista de um possível furto de wi-fi é simples: se a internet ficar mais lenta em algumas horas do dia ou se ficar lenta de forma recorrente.
2 – Descubra o ladrão
Baixe esses aplicativos gratuitos, como o Fing, para Android e iOS; Network, Discovery ou Net Scan, apenas para Android; e IP Network Scanner ou iNet, para o iOS que mostram quem está conectado ao seu wifi.
3 – Veja se alguém se conectou enquanto você não estava
Para isto, você precisa de uma informação do roteador: o endereço IP, uma série de números separados por pontos, de três em três.
Vá até “detalhes”, onde outra janela vai se abrir. O endereço IP identificado como “porta de link predeterminado IPv4” é o endereço IP do seu roteador.
Se o seu computador é Windows, vá até a “busca” e digite “ipconfig/all”, depois “conexão LAN sem fio” e, por último, “endereço físico”. Assim, poderá obter o endereço do roteador.
Você precisa colocar este número em seu navegador, desta forma poderá acessar a rede do roteador.
Após escrever a senha, você vai descobrir um registro das conexões feitas até este momento na sua rede wifi.
4 – Proteja sua rede
Talvez você tenha deixado sua rede sem fio aberta para que todos os membros da família possam se conectar. Ou talvez foi um descuido, ou algum vizinho usou algum aplicativo para descobrir suas senhas de wi-fi. Crie senhas seguras com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e troque a senha na dúvida. Exemplo: D0m!n!S3G\/R0$
Fonte: G1