plano e seguro saude

Seguro Saúde: como poupar dinheiro em sua aquisição

É muito importante que o plano de saúde seja sempre o mais completo possível, dentro das condições econômicas de quem vai contratá-lo, já que não tem como prever qual tipo de doença irá acometer essa pessoa e nem quando irá precisar usá-lo.

Como escolher um Plano ou Seguro Saúde?

É importante que, antes de contratar um Plano ou Seguro Saúde você se informe de alguns detalhes pertinentes daquele plano, como: serviços oferecidos, coberturas garantidas, valores de reembolso, rede credenciada dos profissionais de saúde, hospitais e clínicas, e tudo mais.

Todos os planos e seguros de saúde devem oferecer cobertura para todas as doenças listadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde – 10ª Revisão, a chamada CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Convém investir algum tempo na escolha de uma boa operadora. No site na Internet da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) você encontrará informações para auxiliá-lo nessa escolha, tais como: registro ativo da operadora na agência e pontuação no chamado Índice de Desempenho em Saúde Suplementar. Esta é uma avaliação, feita pela ANS, que mede o desempenho das operadoras nos aspectos econômico-financeiros, atenção à saúde, satisfação dos beneficiários, estrutura e operação. Outra opção é escolher uma empresa que realize Consultorias em Seguros para que a mesma te ajude a escolher a melhor operadora para o seu estilo de vida.

Economizando na compra de um Plano ou Seguro Saúde

É bom saber que as operadoras analisam um cliente a partir de um questionário sobre suas condições de saúde e histórico médico.

O seu estado de saúde tem um peso grande no custo do seu seguro.

A escolha de um plano deve corresponder às expectativas de utilização, isto é, condições de atendimento nas localidades de preferência do beneficiário (próximas à sua residência, por exemplo) e adequação às suas necessidades de saúde. Entre os aspectos importantes que devem ser levados em conta estão: número de filhos, frequência de viagens e destinos, problemas crônicos de saúde como diabetes, doença cardíaca, etc., e quanto do orçamento doméstico pode ser destinado à contratação do plano ou seguro saúde.

É nessa hora que a consultoria em seguros é mais requisitada, já que o trabalho deles é, de fato, cotar em diversas operadoras, procurando a que possui melhor custo/benefício.

O que é a declaração de saúde?

A contratação do plano passa, em geral, pelo preenchimento de um formulário com perguntas que vão investigar a preexistência de doenças ou lesões que sejam do seu conhecimento. Porém, não podem ser feitas perguntas sobre hábitos de vida, sintomas ou uso de medicamentos.

É a declaração de saúde, preenchida de “próprio punho”, que também vai garantir os seus direitos de atendimento médico-hospitalar e odontológico, se for o caso.

Esse formulário tem que ser respondido pelo titular do plano ou seguro, que se responsabiliza também pelas respostas de todos os seus dependentes.

Informações corretas
Não omita ou preste informações não verdadeiras, você pode ter problemas de atendimento mais tarde. Todos os direitos do beneficiário serão decorrentes da veracidade das informações prestadas neste formulário. As perguntas da declaração de saúde têm que ser em linguagem usual, de fácil entendimento. Termos técnicos ou científicos pouco conhecidos não devem ser usados.

As seguradoras oferecem a opção do acompanhamento de um médico para o beneficiário preencher o formulário, sem qualquer custo, o que é um direito assegurado pela legislação.
Caso o serviço seja utilizado, isso deve ser informado na declaração, com a assinatura do médico. Da mesma forma, deve ser anotado quando o futuro beneficiário do plano ou seguro dispensar a presença do médico.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta e fiscaliza o setor, sugere alguns exemplos de perguntas para a declaração de saúde.

Detalhamento

As operadoras calculam a mensalidade do seu plano ou seguro saúde conforme a sua faixa etária e o risco que você representa. Logo, se realizou algum tratamento específico, informe o tratamento realizado e qual o objetivo dele de forma clara e precisa, para permitir que a gravidade seja corretamente avaliada.

Seja bem específico, esclarecendo o tipo de tratamento, o diagnóstico dado e se houve reincidência.

É verdade que os formulários muitas vezes apresentam perguntas pouco precisas, o que se faz mais uma razão para explicar detalhadamente tudo que aconteceu.

Pesquisa de preços

Quando há casos de doenças ou lesões pré-existentes, é preciso que tenha uma maior empenho na pesquisa por preços.
Cada operadora irá ver o seu caso de uma forma, conservadora ou otimista, na maioria dos casos, nenhuma dessas opções é a melhor, podendo gerar problemas futuros.

Nesse caso, recorra ao corretor de seguros para auxiliá-lo na tarefa de identificar a proposta mais conveniente para você e a que não vai deixá-lo “na mão” na hora em que mais precisar.

O corretor de seguros é um profissional legalmente habilitado para realizar a intermediação entre aquele que está interessado em contratar um seguro saúde e as operadoras. Ele tem as informações e o conhecimento necessários para orientá-lo.

Qual o melhor plano para eu contratar?

Faça uma análise minuciosa de suas reais necessidades e condição financeira antes de assinar o contrato. Tenha calma para escolher. Procure informações com seu médico, amigos, parentes e corretor de seguros, enfim, pessoas de sua confiança.

Verifique a credibilidade da operadora e do corretor de seguros. As informações sobre as empresas e os planos comercializados você encontra no site da ANS. Vale conferir nos organismos de defesa do consumidor se existem reclamações contra a operadora e se estas foram solucionadas.

Os seguros e planos de saúde são contratos de longa duração. Essa é uma das razões fundamentais para que você leia o contrato com muita atenção. Peça uma cópia antes de assinar e procure a correspondência entre o que está escrito e tudo o que o vendedor da operadora ou corretor lhe falou.

Confira se o contrato contém as seguintes informações:

▪ Condições de admissão e exclusão do beneficiário;
▪ Modalidade do plano (individual ou familiar ou coletivo);
▪ Início da vigência (quando o seguro ou plano começa a valer efetivamente);
▪ Área geográfica de abrangência do plano ou seguro (municipal, grupo de municípios, estadual, grupo de estados, nacional ou internacional);
▪ Períodos de carência para consultas, internações, procedimentos médicos e exames;
▪ Rede (quantos e quais hospitais, clínicas ou laboratórios poderão ser usados e a relação de médicos e dentistas credenciados);
▪ Formas de acesso à rede: serviços que dependem de autorização prévia; serviços que dependem de consulta com clínico geral para encaminhamento a especialistas; serviços que estão sujeitos a direcionamento para determinados hospitais;
▪ Outros benefícios incluídos, como descontos em medicamentos, atendimento domiciliar, orientação telefônica, etc.;
▪ Locais, postos ou centrais de atendimento para liberação de guias, reembolso, pagamentos em atraso, etc.;
▪ Critérios para suspensão ou rescisão do contrato;
▪ Coberturas e exclusões de procedimentos médicos e hospitalares;
▪ Possibilidade de redução ou ampliação das coberturas;
▪ Critérios de reajuste e revisão das mensalidades;
▪ Faixas etárias e percentuais de aumento;
▪ Carências ou agravos na mensalidade;
▪ Coparticipações e franquias (participação financeira do beneficiário nas despesas médicas, hospitalares e odontológicas);
Bônus, descontos ou agravamentos no valor da mensalidade; e
▪ Número de registro da operadora emitido pela ANS.

Fonte: https://bit.ly/2ytyvGb

Deixe um comentário