Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a venda de carros elétricos e híbridos disparou 77% no país no ano passado, em comparação a 2020.
Além do custo do abastecimento, outros quatro fatores que farão esses veículos marcarem cada vez mais presença em nossas vidas:
-Sustentabilidade – pois colaboram com a redução da emissão de gases poluentes (aproximadamente a metade em relação à emissão dos carros movidos a combustão);
-Eficiência energética – é de cerca de 95%, enquanto os movidos a gasolina só chegam a 30%;
-Manutenção – têm muito menos peças móveis;
-Performance – com alcance instantâneo do torque máximo, enquanto o motor a combustão entrega o torque máximo somente em uma estreita faixa de rotação.
E as apólices de carros elétricos? São diferenciadas?
Para muitas seguradoras as condições e coberturas oferecidas são as mesmas independentemente do tipo de motorização, mas deve-se ter atenção às restrições de algumas seguradoras que podem não cobrir esse tipo de veículo e reduzir a sua oferta de opções.
Outras adicionam, no caso de carros elétricos e híbridos, assistência 24 horas com atendimento concierge, parceria com rede de oficinas especializadas e cobertura para os cabos de carregamento em caso de roubo/furto (opcional).
Por isso, é preciso pesquisar e analisar as condições, os serviços inclusos e os preços que cada empresa oferece. O seu corretor é quem pode ajudar na melhor orientação de contratação.
Fontes:
Monitor Mercantil
Revista Carro