O Seguro de Vida e Previdência Privada tem propósitos diferentes, mas quando aliados podem auxiliar no planejamento e na segurança financeira da sua família.
Previdência Privada
A Previdência Privada funciona como uma espécie de poupança de curto, médio e longo prazo, em que o segurado faz contribuições regulares ou esporádicas no período de investimento com o intuito de complementar à renda previdenciária do INSS ou realizar planos, oferecendo a liberdade de adaptar seus investimentos de acordo com suas metas de vida.
Entre as vantagens da Previdência Privada estão a possibilidade de escolher o produto ideal de acordo com a sua forma de renda e Declaração do Imposto de Renda. Comparado aos fundos de investimento tradicionais, o fundo previdenciário não tem antecipação de imposto, os chamados come-cotas, sendo uma opção atrativa tanto para quem busca otimizar seus investimentos.
Seguro de Vida
O seguro oferece proteção financeira imediata para os beneficiários em caso de morte do segurado. É uma garantia que, na ausência do provedor principal, a família não ficará desamparada financeiramente. Mas também pode ser usado em vida através de coberturas essenciais como indenização por doenças graves e diária por internação hospitalar, por exemplo.
Qual é a melhor opção: Previdência Privada ou Seguro de Vida?
Tanto a previdência privada quanto o seguro são componentes essenciais de um plano financeiro abrangente. A diferença está nos objetivos e nas coberturas oferecidas. Enquanto a Previdência Privada se concentra em construir um patrimônio e realizar planos pessoais, o Seguro de Vida funciona mais como uma rede de segurança imediata que oferece tranquilidade em momentos de adversidade.
Não existe necessariamente uma opção melhor que outra. Ambas formam uma combinação inteligente que oferece tranquilidade no que diz respeito ao planejamento e segurança financeira dependendo das suas necessidades e objetivos financeiros individuais. Os produtos são complementares e garantem proteção no presente e no futuro. Por isso, considere a possibilidade de investir simultaneamente em um Seguro de Vida e na Previdência Privada.
Fonte: Zurich