O gás é uma substância altamente inflamável, daí sua utilidade em fogões e aquecedores. Uma simples faísca é capaz de gerar uma explosão e com risco de um incêndio de grandes proporções. Por isso tome cuidado!
Além do risco de incêndio, também é possível ter asfixia, mesmo ele não sendo tóxico o gás pode causar asfixia, já que respirá-lo significa inspirar menos ou nenhum oxigênio.
Mesmo quando o vazamento é pequeno, ele aumenta sua despesa com gás. Aumentos significativos na conta de gás ou na frequência de troca dos botijões, portanto, podem apontar para um vazamento no local. Fique atento a sua conta para detectar se há algo de estranho, dessa forma, você pode resolver o problema antes que ele se agrave.
Como detectar o vazamento de gás
Além do aumento nos gastos com o GLP e o cheiro característico, existem outras evidências do vazamento de gás:
-Passe uma esponja com água e sabão nas conexões, se aparecerem bolhas, é sinal de vazamento.
-Feche as válvulas ou os registros perto dos aparelhos de gás e confira, durante 20 minutos, se ainda assim há algum consumo.
-Tubulações de gás enferrujadas também podem ser sinônimo de problemas.
O que fazer em caso de vazamento
Se a hipótese do vazamento for confirmada, siga os passos a seguir:
-Imediatamente, feche o registro ou a conexão de gás.
-Evite encostar em aparelhos elétricos e interruptores do local.
-Os ventiladores não podem ser utilizados de forma alguma, já que podem soltar faíscas.
-Caso seu gás seja encanado, entre em contato com seu fornecedor. Do contrário, ligue para os bombeiros pelo 193 e acione também a companhia que forneceu seu botijão.
Como prevenir o problema
A instalação de gás mal realizada é tão grave quanto a precariedade de uma rede elétrica. Para prevenir problemas, o gás, em botijão ou encanado, bem como os aparelhos que o utilizam, deve ser instalado por um profissional em um local onde haja boa ventilação para que se dissipe no caso de um vazamento. Fazer uso de gás em um lugar fechado é extremamente arriscado e existem regras de segurança para isso.
Outra maneira que poderá amenizar caso ocorra algum sinistro é ter o Seguro Residencial, nele você tem a cobertura contra incêndio e explosão. Cote conosco e proteja sua residência!
Fonte: Porto Seguro