Rastreando notebooks roubados

Com o avanço da tecnologia, cada dia mais confiamos dados do banco, informações privadas e senhas em nossos dispositivos. Só a ideia de um furto, ou qualquer outra pessoa não autorizada tendo acesso a essas informações, sentimos um frio na espinha. Se caso isso aconteça, temos alguma chance de recuperar/encontrar nossos dispositivos? 

Se estivermos falando de telefones celulares, é possível recuperar através de aplicativos de localização como “Localizar meu dispositivo” (para telefones da Apple esse aplicativo já vem baixado). Assim que o celular estiver conectado a internet, ele irá emitir um sinal e uma mensagem, além disso, sua localização também vai ser compartilhada pelo aplicativo.

Embora seja um procedimento simples, nem todos os dispositivos vão funcionar dessa forma. Quando se trata de notebooks fica um pouco mais complicado. Assim como o celular, é possível baixar softwares de localização, mas eles não vão funcionar da mesma forma. A própria máquina não tem o receptor de GPs, o que significa que qualquer localização que você tiver, vai ser muito imprecisa. Outro ponto importante é que se um novo sistema operacional for instalado, o software deixa de funcionar. Ou seja, rastrear fica praticamente impossível. 

Mas, mesmo que ainda não seja fácil rastrear notebooks, é possível resguardar seu dispositivo e seus dados. Através de criptografia você consegue proteger seus dados, contas e informações acessadas no computador. E, com um seguro, o valor do seu equipamento fica preservado. Dessa forma, você e suas informações ficam resguardados.

Fonte: G1

Deixe um comentário