Uma caixa d’água suja pode causar doenças como gastroenterite, diarreia, vermes e alguns casos até dengue. E o recomendável que a limpe pelo menos duas vezes ao ano.
Quais são os materiais necessário para essa limpeza?
- Luvas de borracha
- Escova pequena com cerdas de náilon (redonda)
- Esfregão com cabo (para partes mais distantes)
- 2 baldes com água limpa
- 20 litros de água com cloro ou água sanitária sem fragrância (50ml de produto)
- 50ml de água com cloro ou água sanitária sem fragrância
- 2 panos de algodão, limpos, de preferência novos
- Um recipiente de plástico
Como limpar?
Prenda a bóia da caixa ou feche o registro antes de esvaziá-la. Deixe um palmo de água no fundo para iniciar a limpeza e coloque 50ml de cloro. Com uma escova, inicie a limpeza usando a própria água que está na caixa.
Passe a escova com cuidado para não soltar fiapos. É aconselhável usar um boné ou chapéu, porque além do sol (as caixas normalmente ficam em cima de telhados), fios de cabelo podem cair dentro da caixa, além de evitar que algumas gotas de suor caiam dentro da água. Para lavar o fundo use uma vassoura.
Não debruce nas laterais da caixa. Isso pode fazer com que ela se quebre. Não esqueça de lavar as beiradas da caixa. Misture os 50ml de cloro com 20 litros de água e divida em dois baldes. Pegue um dos baldes e com uma escova limpa, comece a segunda etapa. Passe por toda a caixa e depois jogue o que sobrar da água dentro da caixa.
Isso ajuda a limpar os canos também. Esvazie a caixa, deixando sair toda água suja. Para fazer o enxágüe, você vai usar o outro balde de água com cloro. Feche novamente o cano de escoamento da água e enxágüe a caixa. Depois, esvazie novamente.
A caixa estará pronta para uso. O ideal, é que depois que a caixa encher, você deixe as torneiras abertas por alguns minutos para que todo o cloro seja eliminado.
Na tampa, você deve fazer o mesmo processo de limpeza. A tampa não pode estar quebrada nem trincada, nem pode ter abertura que permita a entrada de mosquitos, sujeiras e bichos.
A madeira não deve ser usada como substituta, porque empena com o sol, assim como o plástico, que coloca a saúde duplamente em risco porque com o tempo afunda e além de deixar entrar sujeira, junta água da chuva na parte de cima.
As tampas devem ser próprias de caixa d’água, seja ela de cimento amianto, de vidro ou de plástico
Saiba que muitos Seguros Residenciais oferecem como cobertura em serviços emergenciais a limpeza da caixa d’água! Cote conosco para saber quais são.
Fonte: Gshow