Principais Motivos de Roubo e Furto de Motocicletas

No País, apesar de ser um hábito fazer seguro do carro assim que o compra, com as motocicletas é um pouco diferente. Mais de 25 milhões de motos rodam sem seguro no País, entenda os principais motivos que impedem a redução desse número.

Sobre os Seguros de Motocicleta

De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, há cerca de 26 milhões de motocicletas rodando pelo Brasil.

Deste total, apenas 2% roda com algum tipo de seguro em todo o país.

Pesquisas indicam que a maior preocupação dos proprietários de veículos é com roubo e furto, já que não é possível ter controle sobre esse risco. A preocupação quanto a isso aumenta ainda mais para aqueles que usam o veículo para trabalhar.

A Seguradora Suhai é a que retém uma das maiores carteiras de motos seguradas do País. Eles contam com uma série de serviços adicionais, como:
▪ Chaveiro
▪ Reboque para a Oficina mais próxima do local em caso de pane mecânica
▪ Troca de Pneus
▪ Transporte Domiciliar
Além de garantir o bem-estar e segurança do cliente que teve seu bem roubado ou furtado.

Principais Motivos para Roubo e Furto

Abaixo você vai ver os principais motivos que tornam as motocicletas mais roubadas ou furtadas, o que dificulta a aceitação da categoria pelas seguradoras tradicionais:

▪ As motos usadas por motoboys e entregadores que têm esses veículos para fins profissionais, estão mais expostas aos riscos. Por isso, esses veículos exigem ainda mais cuidado. Se forem roubados ou furtados, por exemplo, o impacto recai diretamente na renda desses motofretistas. Dentro deste cenário, os modelos city e street equipados com motores de 125 cm³, 150/160 cm³ são os mais visados.

▪ As motos que lideram o ranking de vendas também encontram dificuldades para ser seguradas. Pois as mais vendidas geram demanda maior por peças de reposição que, em algumas situações, acaba estimulando o roubo e furto desses modelos para abastecimento do mercado ilegal.

▪ Já os modelos esportivos de alta cilindrada são visados para serem usados em outros assaltos em função das altas velocidades que atingem e por serem mais ágeis em caso de fuga. Esses modelos também têm bons valores de revenda, especialmente em regiões de fronteira.

Fui roubado, e agora?

A primeira atitude que o motociclista deve tomar ao ser furtado ou roubado é entrar em contato com a central de sinistro da sua seguradora para comunicar o evento e logo em seguida acionar a polícia pelo 190 e preencher um boletim de ocorrência (BO). O registro pode ser feito pela internet, no site da delegacia eletrônica, que pode mudar de endereço de acordo com o estado onde ocorreu o sinistro. Esse documento é fundamental para seja dada entrada no pedido de indenização junto à seguradora. Nessas horas, toda informação é valiosa.

Lembre-se de detalhes como o horário em que estacionou o veículo; presença de possíveis testemunhas; placa; modelo; cor; adesivo que caracterize a moto.

Fonte: https://bit.ly/2zwp7lP

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