Poluição pode afetar na gestação

Que a poluição faz mal a todas as pessoas, nós já sabemos. Agora, como ela pode prejudicar em uma gestação?

Uma pesquisa realizada pela Universidade Columbia descobriu que as consequências da poluição podem começar antes mesmo de sairmos das barrigas de nossas mães.

O estudo analisou o DNA de bebês que nasceram em Tongliang, na China, antes e depois de uma mina de carvão ser fechada. A conclusão foi nítida – e preocupante. Os bebês gestados quando a fábrica ainda estava em operação nasceram com uma modificação genética importante: eles tinham os telômeros mais curtos. E, por isso, podem ter uma expectativa de vida menor.

Eles ficam nas pontas dos cromossomos, e servem para protegê-los contra danos. Quando as células do corpo se reproduzem, para substituir aquelas que vão morrendo naturalmente, os telômeros vão ficando cada vez mais curtos. Isso atrapalha a reprodução celular, o que aumenta a chance de mutações (leia-se câncer) e acelera o envelhecimento da pessoa. Nascer com os telômeros mais curtos, portanto, é já ter perdido algum tempo de vida – e também estar sujeito a mais problemas de saúde.

Esse com certeza é mais um dos cuidados que uma grávida tem que ter, e como prioridade. O momento da gestação deve ser cuidado com muita atenção, para que o bebê nasça o mais saudável possível.
Anota essa dica!

Fonte: Exame
https://exame.abril.com.br/ciencia/poluicao-durante-a-gravidez-afeta-dna-de-bebes/

Deixe um comentário