Placa Mercosul

Como estipulado pelo Contran, desde o dia 31 de janeiro de 2020 a nova placa é obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, transferência de município ou unidade federativa e ainda se houver roubo, furto, dano ou extravio da placa.

O Detran RJ foi o primeiro departamento do país a oferecer o novo modelo, que é mais seguro para os proprietários de veículos e diminui a possibilidade de clonagem com dispositivos como um código único, o QR code, que contém informações como o número de série e identificação de seu fornecedor, além da data de fabricação. Inclui também o modelo do veículo, permitindo que seja rastreada.

As cores das letras e dos números identificam a categoria a qual o veículo pertence:

  • Preta: veículos de passeio
  • Azul: carros oficiais
  • Verde: veículos para testes
  • Vermelha: veículos comerciais
  • Prateada: carros de colecionadores
  • Dourada: carros diplomáticos

As novas placas, com quatro letras e três números, têm o valor de fabricação em 2020 de R$ 179,84 para veículos e R$ 55,05 para motos.

Veja os casos que obrigam o uso da placa Mercosul, e o passo a passo para a realização de cada serviço junto ao Detran RJ:

Emplacamento de veículo 0Km

Ao comprar um veículo zero é preciso realizar o serviço de primeira licença, quando também é feito o emplacamento. Basta pagar os Dudas (serviço de primeira licença + placas) e agendar o serviço no pelo site www.detran.rj.gov.br ou pela central de atendimento (3460-4040). Dirija-se ao posto de sua preferência com a documentação necessária. Veja AQUI o passo a passo

Troca de estado ou município

Nos serviços de transferência de jurisdição e de município a troca da placa cinza pela Mercosul também é obrigatória. Basta pagar os Dudas (serviço + placas) e agendar o serviço no pelo site www.detran.rj.gov.br ou pela central de atendimento (3460-4040). Dirigir-se ao posto de sua preferência com a documentação necessária. Veja todos os procedimentos nos links:
TROCA DE ESTADO  
TROCA DE MUNICÍPIO

Furto / extravio ou placa danificada

Nos casos de furto ou extravio da placa cinza ou quando a mesma encontra-se muito danificada ou de difícil leitura a troca também é obrigatória. O proprietário precisa pagar o Duda de placa, de acordo com o tipo de veículo, quitar os débitos (multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA e a GRT) e dirigir-se ao posto de vistoria sem necessidade de agendamento. Veja o procedimento completo do serviço a seguir:
TROCA DE PLACA

Troca de categoria do veículo

A troca da placa é obrigatória quando o veículo precisa passar por uma Transformação de Categoria, ou seja, de “particular” para “aluguel” ou vice-versa, de “aluguel” para “oficial” ou vice-versa, e de “particular” para “aprendizagem” ou vice-versa. O serviço está disponível no site do Detran RJ.

Mudança voluntária

É possível realizar a substituição da placa cinza pela Mercosul voluntariamente. O serviço pode ser feito durante a realização de qualquer outro serviço no Detran, como, por exemplo, ao transferir propriedade. Também é possível realizar somente o serviço de TROCA DE PLACA Basta pagar o Duda das placas e ir direto ao posto de vistoria.

Fonte: Detran RJ

Deixe um comentário