A tarefa de escolher os pisos de uma residência exige análise, pois é preciso levar em consideração diversos fatores com base na necessidade dos ambientes. Em superfícies onde o risco de escorregões é maior, a indicação de especialistas é a utilização de pisos antiderrapantes que ajudam na aderência e, consequentemente, evitam as quedas.
Especialistas aconselham que antes de optar por uma versão desse modelo é fundamental avaliar o coeficiente de atrito, ou COF, para ter certeza que a aplicação será feita no local adequado. O COF irá definir o nível de resistência ao deslizamento que o revestimento oferece, de acordo com o contexto do espaço.
Esses pisos são indicados em locais com presença constante de água, como piscinas, banheiros, saunas, calçadas, etc. Podem ainda ser muito eficientes em cômodos onde se deseja uma segurança maior, como por exemplo, na casa de uma pessoa com limitações de movimento ou idosos.
Na hora de escolher
A relação de itens a seguir apresenta o COF para cada tipo de piso e deve ser vista pelos consumidores antes da escolha do antiderrapante ideal (a informação é fornecida pelo fabricante):
• COF < 0,40: desaconselhável para uso em áreas externas e internas onde há presença constante de água (box, piscinas, saunas);
• COF 0,40 a 0,74: uso aconselhável em áreas externas (calçadas, por exemplo) desde que estejam em nível, ou seja, não apresentem inclinações;
• COF > 0,75: permite que o revestimento seja utilizado em qualquer dos ambientes citados anteriormente, inclusive em rampas, desde que a inclinação não seja superior a 10%.
Fonte: Bradesco Seguros