Estar habilitada para dirigir não quer dizer estar confiante para enfrentar sozinha um tráfego intenso. Nem as subidas, ultrapassagens e balizas que aparecem como obstáculos em meio ao caminho das recém-habilitadas.
Mas, essas não são as únicas dificuldades enfrentadas pelas novas motoristas. Vários outros fatores influenciam o desempenho de quem acabou de receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como o controle emocional.
Algumas dicas de como ganhar mais confiança ao volante:
1 – Não saia para o trânsito sem ter o domínio dos fundamentos básicos.
É necessário gastar tempo conhecendo ainda mais as leis e placas de trânsito, o significado de cada componente do carro e as luzes do painel.
2 – Escolha uma rua calma e plana para treinar.
É indicado ir a uma rua tranquila, sem subidas e trânsito intenso, para começar a dominar os pedais, câmbio, volante e os espelhos. Longe de outros carros, o novo motorista terá bastante tempo e nenhuma pressão para treinar cada um dos requisitos.
3 – Fuja do estresse
Se for contar com a instrução de alguém, escolha um conhecido paciente e sem vícios ao volante. Pessoas nervosas e com muitas manias ao dirigir podem dificultar o aprendizado e desanimar os iniciantes. Gritos e brigas motivam acidentes. Ter paciência é imprescindível.
4 – Domine os pedais
O arranque do carro e a troca de marcha dependem dos pedais, assim como o controle dos freios. Por isso, dominar os pedais representa 60% do ato de dirigir, de acordo com Márcia. Ela declara que uma parte dos acidentes acontece quando pessoas recém-habilitadas precisam enfrentar uma subida e, por não saberem arrancar, deixam o carro voltar, causando uma colisão.
5 – Para ultrapassar, é preciso saber usar os espelhos externos
Os espelhos externos são essenciais na hora da ultrapassagem, pois se bem posicionados, podem precisar a distância entre um veículo e outro. Retrovisores mal regulados diminuem em até um metro o campo de visão.
Quando indicar a ultrapassagem, certifique-se de que a velocidade e a distância do outro carro são suficientes para realizar a ação. Tome cuidado, também, com o ponto cego. E não hesite na hora de ultrapassar.
6 – Familiarize-se com o ronco do carro
Reconhecer o ronco do carro auxilia no aumento e na redução das marchas. A troca de marchas evita possível trancos no veículo. Além disso, saber reconhecer os barulhos do carro ajuda na descoberta de possíveis problemas mecânicos.
7 – Aprenda a dirigir com o carro parado
A educadora diz que no começo é comum pessoas apresentarem dificuldade em entender para onde virar o volante enquanto manobram o carro. Por isso, é interessante aprender como direcionar o volante em diversas ocasiões e também saber criar pontos de referências quando estaciona. Utilizar o retrovisor para evitar raspar a roda no meio fio e entender que as vagas e os carros não são todos do mesmo tamanho é imprescindível.
8 – Cuidado com o GPS
Cuidado ao usar o GPS. Só execute os comandos expressos pelo aparelho quando tiver certeza de que a ação poderá ser realizada. Para evitar acidentes, cheque antes se poderá fazer uma conversão ou realizar cruzamentos em segurança.
9 – Controle seu emocional
Saiba reconhecer quando está preparado ou não. Só dirija em vias públicas movimentadas quando se sentir seguro e apto a enfrentá-las e nunca dirija depois de brigas ou discussões. Não deixe que motoristas com mais tempo de carteira ou o medo lhe desencorajem. Márcia reforça que com paciência e treino uma pessoa estará capacitada para dirigir em qualquer circunstância.
Fonte: Bradesco Seguros