O tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo é o câncer de mama, sendo responsável por mais de cinquenta mil casos por ano no Brasil. Os sinais de câncer de mama incluem nódulo na mama, secreção pelo mamilo e mudanças na pele, por exemplo.
É importante se manter atenta aos sintomas e procurar um médico diante de qualquer suspeita de câncer de mama.
Como chegamos ao Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.
MITOS
Quem usa anticoncepcional é mais propensa a ter câncer de mama
Segundo estudos médicos, a pílula anticoncepcional é considerada um método seguro e não causa diretamente o câncer de mama.
Prótese de silicone aumenta o risco de desenvolver a doença
Não existe nenhuma evidência de que o silicone possa causar o câncer de mama, portanto, essa afirmativa não é verdade.
O uso de sutiãs apertados eleva a possibilidade de câncer de mama
As pessoas acreditam erroneamente que qualquer machucado na mama pode provocar o câncer, mas quanto a isso não há perigo.
VERDADES
Câncer de mama pode ser hereditário
É relativo, mas um dos fatores de risco para o câncer de mama é possuir um familiar que já teve a doença.
As mães têm menores chances de desenvolver a doença
A mulher que engravidou e amamentou teve menos exposição aos hormônios femininos e isso diminui o risco. No entanto, esses fatores não tornam esta mulher imune à doença.
Ser mãe após os 30 anos aumenta o risco de câncer de mama
É verdade, porque a mulher recebeu mais hormônios ao longo da vida e essas substâncias estimulam as células mamárias a se reproduzir, podendo causar câncer.
Quem faz reposição hormonal está mais exposto aos riscos
A terapia hormonal aumenta os níveis de hormônio no organismo, que estimulam a reprodução das células mamárias. Quando essas células se reproduzem de forma inadequada, o câncer pode aparecer.