O que fazer quando faltam tomadas?

Com o crescimento do número de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos existentes, está cada vez mais difícil encontrar em casa uma tomada que não esteja sendo utilizada. Nessas horas, surgem os conhecidos extensores, como benjamins ou Ts, e as réguas semelhantes àquelas utilizadas em computadores. Mas como utilizar esses equipamentos sem colocar a residência em risco, evitando incêndios, choques ou danos a seus aparelhos?

O primeiro passo é verificar se a fiação do local está adequada à quantidade de aparelhos que a família pretende ligar no ambiente. Réguas e Ts são grandes aliados, desde que as tomadas, a alimentação e os cabos da casa estejam apropriados para isso. Uma fiação inadequada pode gerar inclusive um consumo maior de energia. Basta que esta esteja corrompida, causando centelhamentos e mau contato.

Outro cuidado necessário é não sobrecarregar uma tomada, utilizando aparelhos que exijam alto consumo de energia, como micro-ondas e chuveiros elétricos. Por isso, verifique a voltagem de seus aparelhos antes de utilizar mais de um conectado a uma mesma tomada.

Algumas características podem denunciar que sua instalação ou o uso de uma determinada tomada não está seguro. Confira:

Odor: cheiro de plástico queimado, normalmente vindo do plástico que envolve os fios.

Cor: coloração mais escura e cabo um pouco mais grosso do que de costume.

Caso veja alguns destes sinais, não hesite em procurar um especialista para analisar qual é o problema. Mas lembre-se: como grande parte da fiação não fica exposta no ambiente, nem sempre é possível observar alterações nos fios. Fazer um check up da fiação de sua residência ajuda a prevenir futuras dores de cabeças.

Fonte: Bradesco Seguros
prod_resid_05

Deixe um comentário