Navegação Amadora: Dicas para um passeio tranquilo

Verão, férias… este é o período que concentra a maioria dos incidentes registrados pelas autoridades marítimas.

De acordo com o diretor de Seguros Aeronáuticos, Cascos Marítimo e Transporte da MAPFRE, independente da experiência dos condutores, a atenção precisa ser redobrada ao navegar e, realizar uma manutenção preventiva é fundamental nesta época do ano, para que seja evitado acidentes entre as embarcações e, principalmente com os banhistas, garantindo um passeio tranquilo.

Outra grande questão é que muitas pessoas não se atentam ao que diz respeito do Seguro da Embarcação. Já que, caso o condutor tiver algum problema, precisa contar com uma proteção que o auxilie, por exemplo, na assistência e salvamento da embarcação, apoio a terceiros, roubo ou furto, incêndio, dentre outras coberturas.

Dicas para uma navegação segura

• Respeite os banhistas: Lembre-se que, em rios e mares, os banhistas são os personagens mais vulneráveis. Por isso, para evitar acidentes, mantenha uma distância segura de 200 metros do solo.

• Documentação: Antes de iniciar o passeio com a embarcação, certifique-se que a habilitação do condutor e a documentação do barco estão em ordem, a Marinha pode apreender o veículo se houver irregularidades.

• Conduza a embarcação com velocidade segura: Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

• Faça manutenção preventiva na embarcação: Este cuidado é primordial, principalmente se o veículo ficou um longo período sem navegar. Programe antecipadamente a troca de óleo e filtros.

• Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar: Procurar informações preliminares sobre o trajeto pode evitar acidentes com áreas improprias para a navegação.

• Previsão do tempo: Pesquise as previsões climáticas para a região antes de iniciar o passeio e fique atento às possíveis mudanças. No verão, redobre a análise meteorológica no período da tarde.

• Previna incêndios na embarcação: Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

• Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação: A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido. Tenha coletes para todos a bordo.

• Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação: Além de ser crime, penalizado com multa e apreensão da embarcação, o consumo de bebidas alcoólicas retarda os reflexos e pode dificultar a reação do condutor em caso de emergência.

• Informe previamente seu plano de navegação e a lista de pessoas a bordo do iate clube e/ou marina e/ou instalação de apoio: Isso agiliza o resgate em uma eventualidade. Além disso, leve sempre um equipamento de comunicação testado antes de embarcar.

• Combustível: Calcule o consumo da embarcação e abasteçam sempre a quantidade para ida e volta do passeio. Uma medida de segurança importante, é sempre guardar um terço para eventualidades.

• Tenha cuidado redobrado quando houver pessoas na água: Quando ancorado, não movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas.

Fonte:
https://bit.ly/2M9GZsF





Deixe um comentário