Uma alimentação equilibrada é responsável pela reposição dos nutrientes necessários para manter a saúde, disposição e bem estar dos indivíduos. Entretanto, algumas pessoas se queixam de não conseguir abandonar alguns alimentos taxados como prejudiciais em grandes doses, como refrigerantes, chocolates, carnes gordurosas e café, por exemplo. A nutricionista Loraine Ferraz, do Serviço de Assistência e Tratamento da Obesidade Mórbida (SATOM) do Hospital Federal do Andaraí (HFA), explica o que é mito e o que é verdades sobre o assunto.
Existem alimentos que viciam? Verdade.
A grande maioria dos alimentos que causam mais prazer são os que trazem mais energia e os que mais viciam e engordam. Por exemplo: quando alimentos ricos em gorduras, açúcar e cafeína são consumidos, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas. O mesmo ocorre com o álcool e o cigarro, entre outros.
A cafeína causa dependência? Verdade.
A cafeína presente no café, mate, guaraná natural e em alguns refrigerantes atua diretamente no sistema nervoso central. Por ser um alimento estimulante, ele vicia. O consumo de cafeína deixa a pessoa mais disposta, melhora no raciocínio e a concentração. Entretanto, pode causar dor de cabeça, estomago e insônia.
Alimentos ricos em açúcar são responsáveis por aumentar a sensação de bem estar? Verdade.
O chocolate, por exemplo, possui uma substância chamada teobromina, que atua no sistema límbico, responsável pelas emoções. Ele estimula a produção de serotonina, hormônio do prazer, aumentando a sensação de bem estar. Quem consome muitos alimentos ricos em açúcar acaba ficando viciado na euforia que ele dá no início e, em seguida, tem uma queda de energia.
O excesso de açúcar no sangue pode aumentar a ansiedade? Mito.
O que ocorre é justamente o contrário. O consumo de açúcar aumenta a produção de serotonina, aumentando a sensação de prazer, bem estar e reduzindo a ansiedade do indivíduo.
O consumo excessivo de refrigerantes pode ocasionar excesso de peso e cáries? Verdade.
Sim, o açúcar estimula o crescimento das bactérias causadoras da cárie. Entretanto, a maior preocupação fica por conta das grandes quantidades de fósforo contida nessas bebidas, que não oferecem valor nutricional algum. Outro fator de risco é que o excesso de fósforo atrapalha a absorção de cálcio e pode prejudicar o desenvolvimento de ossos e dentes das crianças, por exemplo.
Comidas “mais pesadas” podem elevar as gorduras ruins no sangue? Verdade.
Os alimentos ricos em gordura possuem um alto valor calórico. Por exemplo: 1g de gordura tem cerca de 9 kcal Isso contribui com o ganho de peso excessivo, aumento do colesterol ruim e ainda aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Os alimentos lights podem ser bons substitutos? Verdade.
O ideal é substituí-los por alimentos mais saudáveis e naturais, fontes de fibras, vitaminas e minerais. Entretanto, atualmente há uma grande variedade de alimentos lights que contém uma boa qualidade nutricional.
Fonte: Blog da Saúde/ Ministério da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/32964-cafe-chocolate-e-acucar-veja-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdades-sobre-alimentos-que-viciam