Com a crescente violência nos grandes centros, muitos proprietários de veículos têm procurado pelo serviço de blindagem. Mas além do investimento nessa proteção é importante considerar que a manutenção de um carro blindado tem custos diferenciados também. Em geral, os equipamentos acabam acrescentando cerca de 200 kg no peso total do veículo. Isso traz consequências no desempenho, estabilidade e consumo do carro, além de fazer com que os custos com manutenção subam bastante, veja só:
- Pneus: bem cuidado, em um veículo sem blindagem, um jogo pode durar até 50 mil km. No caso de um carro blindado, a borracha dificilmente aguenta 30 mil km, devido ao peso extra;
- Suspensão: também sofre um desgaste prematuro e você pode precisar trocar os amortecedores com mais frequência.
- Vidros: o peso extra também faz com que o motor responsável por levantá-los e abaixá-los apresente problemas. Algumas empresas de blindagem realizam a troca do mecanismo por outro com mais potência, para suportar a maior carga.
- Revisão: em geral, a primeira revisão de um carro blindado deve ser feita 60 dias após o término do serviço. As revisões subsequentes devem ser realizadas a cada 6 meses.
O seguro do carro blindado
Como você já deve estar imaginando, todo esse investimento e a necessidade de manutenções constantes acabam refletindo no preço do seguro para carro blindado, tendo em vista que uma intervenção para reparos pode custar quase 50% a mais do que em um veículo convencional.
O procedimento para realizar um seguro para carros blindados, mesmo que seja um seguro de blindado usado também é um pouco diferente. A seguradora exige o envio da nota fiscal do serviço de blindagem, para que possa verificar o preço e a data do serviço, além de solicitar uma vistoria especial, inclusive para carros zero km. Outra exigência é a autorização do exército para o funcionamento da empresa de blindagem para que a seguradora possa aferir a procedência do serviço e a garantia que foi dada pelas peças utilizadas.
Nem todas as seguradoras aceitam fazer seguro de carros blindados. Consulte o seu corretor.
Fonte: Suhai Seguradora