É, é isso mesmo que você leu, mais de 400 toneladas de lixo na rua,à deriva. Conhecida como “ Tudo liberado” a época do Carnaval é uma das que mais acumulam lixo na cidade. Bebidas, roupas, comidas, adereços, tudo é deixado nas ruas, se destinando a esgotos, a calçadas, e a fins trágicos para o meio ambiente.
Da Zona Sul, passando pelo Centro, até a Zona Norte, o bloco dos “sujismundos” teve muitos participantes: as ruas ficaram repletas de poças de xixi, restos de fantasias, latas, garrafas e toda sorte de lixo, ofuscando o brilho da festa. Em alguns bairros, como Copacabana, onde se apresentaram gigantes como o Bloco da Favorita, a falta de educação atingiu proporções gigantescas. Após a passagem do bloco, a Comlurb recolheu 35 toneladas de lixo, dando ao evento o título de campeão da produção de detritos este ano. O segundo lugar ficou com o Cordão do Bola Preta, com 27,6 toneladas. Este ano, foram varridas das ruas 486,5 toneladas de lixo nos quatro dias de festa, superando as 450,3 toneladas de 2017.
De acordo com a Comlurb, de sexta-feira até terça-feira, 642 pessoas foram multadas no carnaval de rua carioca: 544 por urinar em vias públicas e 98 por jogar lixo em local inadequado.
Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/comlurb-recolhe-486-toneladas-de-lixo-em-quatro-dias-de-carnaval-22394944#ixzz57BPrEAeZ stest