Levantamento da IDC Brasil mostra que de abril a junho deste ano, foram comercializados 1,92 milhão destes dispositivos no País, o que representa um crescimento de 151% em relação ao mesmo período no ano passado. Com esse desempenho, os tablets conquistaram ainda mais espaço no mercado de computadores, chegando a 35% do total e sendo superados apenas pelos notebooks, que responderam por 38% das vendas no trimestre, enquanto os desktops foram 27%.
Em relação ao sistema operacional, 95% dos tablets comercializados no período eram baseados em Android, contra 68% no segundo trimestre de 2012. A fatia de equipamentos de baixo custo, com preço de até R$500, dominou as vendas no período, com 55% do total.
A expectativa de vendas de tablets no mercado brasileiro em 2013 foi revisada para cima – estima-se que serão 7,2 milhões de unidades, 120% a mais do que o registrado em 2012. No final do primeiro trimestre, a projeção era de 5,9 milhões de unidades neste ano.
Embora os usuários domésticos sejam os principais compradores de tablets – 82% no segundo trimestre -, o mercado corporativo cresceu no período, e o setor de educação tem se destacado com grandes projetos, como o ProInfo, do MEC.
Fonte: Monitor Mercantil