Home office: um negócio em casa

Cada vez mais comum para a realidade globalizada, trabalhar em casa pode ser altamente produtivo e lucrativo. Porém, alguns cuidados são necessários na hora de construir uma estrutura adequada para quem pretende abrir um negócio em casa.

Um estudo conduzido na IBM Canadá, que detém 20% de sua força de trabalho formada por profissionais que trabalham em casa, indicou que seus empregados podem ser até 50% mais produtivos em ambientes fora do escritório. Outra pesquisa realizada no mesmo país concluiu que um trabalhador perde em média de seis a oito semanas de trabalho por ano com o deslocamento diário de casa para o trabalho. Em grandes cidades brasileiras, não é difícil imaginar que este cálculo seria provavelmente maior.

Para fazer o home office dar certo, é preciso assumir o trabalho com responsabilidade e disciplina e reconhecer que o sucesso só depende do empenho do próprio profissional.

Confira algumas dicas  para garantir produtividade e segurança no home office:
– Encare o home office como qualquer outro espaço de trabalho;
– Desenvolva uma rotina de trabalho: acorde sempre no mesmo horário, troque de roupa e siga o seu expediente com seriedade;
– Utilize filtro de linha para prevenir danos às máquinas em casos de oscilações elétricas;
– Utilize uma boa internet banda larga;
– Dê preferência ao uso de notebook para facilitar a mobilidade e, se possível, use também um smartphone;
– Tenha, de preferência, uma linha telefônica separada da casa;
– Separe as contas da residência das contas do escritório;
– Avise a família e amigos sobre a nova dinâmica. Explique que, apesar de estar em casa, está trabalhando, e não disponível para qualquer chamado;

E por fim, não se isole profissionalmente. Participe de palestras e de encontros na sua área e agende almoços com ex-colegas. É preciso interagir para estar sempre atualizado.

Para quem precisa receber outros profissionais no escritório, como fornecedores e clientes, é melhor utilizar outro ambiente, para não atrapalhar a dinâmica da casa. Deve-se agendar esses encontros no próprio escritório do cliente ou em cafeterias com Wi-Fi, escritórios de coworking, etc. Se não for possível, tente deixar o escritório o mais separado da casa.

Fonte: Bradesco Seguros
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