95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas.
O Farmácia Popular oferece atualmente, 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita. A expectativa é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas.
Para os outros remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência, e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.
Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, a ampliação representa um marco importante e ajuda a salvar vidas.
Fonte: Monitor Mercantil