Na manhã do dia 18/05/2015, o carioca acordou com uma péssima notícia: por volta das 5h50min, uma forte explosão ocorreu em um edifício residencial no bairro de São Conrado/RJ e feriu quatro pessoas, uma delas gravemente. A principal suspeita é de que um vazamento de gás tenha provocado o acidente, capaz de destruir vários apartamentos e fazer estragos nas áreas de serviço, corredores, piscina e portaria.
Isso mostra a necessidade de vistorias periódicas nas tubulações de água e esgoto e instalações de gás e luz dos prédios. Fala também da importância das proteções que o seguro multirrisco condomínio oferece. Sua contratação é obrigatória, determinada pelo Decreto-Lei 73/1966 (artigo 20), a Lei 4.591/1964 (artigo 13) e o Código Civil (artigos 1.346 e 1.348, inciso IX).
É importante esclarecer um equívoco que os ocupantes do condomínio segurado cometem às vezes: a proteção de bens se restringe aos bens pertencentes às áreas comuns do edifício. A proteção para as unidades individuais cobre apenas à sua estrutura física, ou seja, paredes, pisos, esquadrias, portas, janelas, tubulações elétricas e hidráulicas, acabamento e pintura. O seguro condomínio não cobre especificamente o apartamento nem os bens que estão dentro. O condômino que quiser preservar o seu patrimônio individual precisa fazer um seguro residencial, que é facultativo e de livre escolha. No caso de um incêndio localizado somente em uma unidade, o prejuízo será de responsabilidade apenas do proprietário.
Assim como é necessária muita atenção nas garantias previstas nas coberturas contratadas, é preciso estar atento aos riscos excluídos. No acidente ocorrido no condomínio em São Conrado, por exemplo, de um modo geral as seguradoras não incluem nas apólices os sinistros provenientes de explosões devido a rompimento de tubulações e registros por corrosão, fadiga ou desrespeito às Normas Técnicas Brasileiras. Contaminação, vazamento ou poluição por descuido, falta de manutenção e desgaste, exceto quando ocorrerem subitamente e de forma não intencional, também costumam estar fora dos contratos do seguro multirrisco condomínio. A perícia irá revelar o que aconteceu de fato.
Fonte: Tudo Sobre Seguros