Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo trabalham remotamente e pode ser fácil esquecer – no conforto da sua casa – de tomar algumas medidas de de segurança cibernética.
Veja algumas dicas para você colocar em prática sempre que estiver trabalhando remotamente:
- Se estiver em um local público, como um café, terraço ou jardim, certifique-se de que ninguém está olhando para a sua tela enquanto você trabalha. E tenha cuidado com a exposição de informações sensíveis antes de atender uma ligação, alguém pode estar ouvindo a conversa com segundas intenções.
- Mantenha o seu dispositivo de assistente virtual desligado quando não estiver em uso, especialmente no seu espaço de trabalho em casa. Embora isso signifique ter que ficar desligando e ligando sempre que quiser usar, essa medida garante que você não está sendo gravado sem o seu consentimento ou enviando mensagens acidentalmente para pessoas da sua lista de contatos.
- Garanta a segurança e atualização dos roteadores domésticos e dispositivos inteligentes: altere as senhas padrão em seu roteador e dispositivos IoT para senhas complexas; mantenha o firmware e os patches de segurança sempre atualizados; ao escolher uma senha, recomenda-se utilizar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, evitando nomes de familiares, datas de nascimento, nomes de animais de estimação, hobbies, trabalho ou outras informações pessoais.
- Bloqueie o seu dispositivo sempre que você precisar se afastar dele. Alguém pode acidentalmente acionar um clique, iniciar uma chamada indesejada ou visualizar materiais confidenciais dentro ou fora da tela. Por isso, é melhor não deixar seu notebook sem vigilância e sempre bloquear a tela quando estiver ausente. Se possível, evite também imprimir documentos de trabalho em casa e use uma trituradora para descartar quaisquer cópias impressas relacionadas à empresa ou qualquer coisa com informações pessoais confidenciais.
- E atenção para não cair em golpes cibernéticos. Os criminosos virtuais trabalham arduamente para criar mensagens convincentes para nos pegar quando estamos distraídos. Eles podem se passar por alguém ou algo familiar, como um amigo, colega de trabalho ou uma empresa confiável que frequentamos. Às vezes, até adicionam logotipos ou falsificam endereços de e-mail para tornar a mensagem mais legítima, na esperança de cairmos na armadilha para fornecemos informações pessoais ou empresariais confidenciais, ou ainda permitindo acesso ao nosso computador. Portanto, se parecer suspeito, verifique o endereço do remetente, passe o mouse sobre os hiperlinks e verifique se há erros ortográficos ou gramaticais.
Lembre-se de que boas práticas de segurança cibernética são essenciais para garantir nossa proteção e as informações e reputação da empresa que trabalhamos.
Fonte: Zurich