Alerta Sarampo!
O caso de sarampo com confirmação preliminar no Rio de Janeiro acendeu um sinal de alerta entre autoridades de saúde e especialistas sobre o risco de retorno da doença ao estado. A preocupação com um surto também atinge a população e gera questionamentos.
OBS:
1 – A imunização pode ser feita em qualquer idade.
2 -A vacinação é a principal e melhor alternativa para se proteger contra o sarampo
1.O que é a doença e como se prevenir?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave — especialmente para crianças pequenas —, transmissível e extremamente contagiosa. A única prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
2. Quantas doses de vacina são necessárias?
Para ser considerado protegido, é preciso tomar duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês. O esquema atual do Calendário Nacional de Vacinação é de uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade, e a segunda dose da vacina tetra viral aos 15 meses.
Segundo o Ministério da Saúde, crianças, adolescentes e adultos até 29 anos de idade que ainda não foram vacinados devem receber duas doses. Aqueles que têm de 30 a 49 anos de idade, dose única.
3.Mesmo quem não tem certeza se já foi imunizado deve tomar a vacina?
Sim. Não existe “overdose” de vacina. Caso haja dúvida se foi imunizado ou não, o recomendado é se vacinar, tomando as duas doses. Isso vale para adultos e crianças
4.Há riscos mesmo com a carteira de vacinação em dia?
Sim, há riscos por causa de mudanças no esquema de vacinação nos últimos anos. Quem tem hoje até 26 anos de idade tem grandes chances de estar imunizado com as duas doses da vacina, porque elas foram adotadas em 1992. Até então, as crianças recebiam uma dose única. Isso significa que quem tem mais de 26 anos provavelmente precisa tomar mais uma dose.
Quem tem entre 15 e 26 anos hoje — ou seja, quem provavelmente tomou a primeira dose aos 9 meses — também pode ter menos imunidade à doença. As pessoas que estão mais protegidas são as que têm até 15 anos de idade atualmente, porque é provável que elas tenham tomado a primeira dose aos 12 meses de vida.
Já quem tem mais de 50 anos não precisaria procurar os postos de saúde, segundo especialistas. Considera-se que a chance de alguém com essa idade já estar imunizado porque já contraiu a doença quando criança é extremamente alta.
5. Mesmo quem já recebeu as duas doses tem algum risco de pegar a doença?
Sim, mas é um risco bem pequeno. A coordenadora do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia, Lessandra Michelin, ressalta que nenhuma vacina traz 100% de proteção.
6. Vale a pena, para ter maior proteção, tomar uma terceira dose?
Não é necessário. A eficácia da imunização não aumentará substancialmente. Se a pessoa tiver certeza de que tomou duas doses, ela não precisa ir aos postos.
7.Há alguma contraindicação para a vacina?
A vacina é contraindicada para gestantes, bebês menores de 6 meses de idade e pessoas com a imunidade comprometida por causa de alguma doença. No caso das gestantes, elas devem esperar para serem vacinadas após o parto.
8.Como o sarampo é transmitido?
Geralmente, o sarampo se espalha no ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Também pode ser transmitido pela saliva (beijo ou bebidas compartilhadas); por contato com a pele (apertos de mão ou abraços); e pelo toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).
9.Quais são os sintomas?
Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus. Os principais sinais são: febre alta, conjuntivite, irritação na pele e manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza, dor de garganta.
10. Existe tratamento?
Não há tratamento. A estratégia terapêutica é para aliviar os sintomas, com uso de antitérmicos vendidos sem prescrição médica ou vitamina A.
11.Adolescentes e adultos podem tomar outras vacinas junto com a do sarampo?
Sim. É possível, por exemplo, tomar junto com a vacina da febre amarela. No entanto, no próprio posto de saúde, médicos e técnicos avaliarão a necessidade de outras vacinas.
12.Onde posso me vacinar?
Há 232 unidades de postos de vacinação no município do Rio. A orientação é procurar a que for mais próxima do endereço de residência. A Secretaria municipal de Saúde disponibiliza um mapa com todas as unidades.
Gostamos sempre de salientar que essas informações são para auxiliar no conhecimento sobre o assunto, mas qualquer sintoma e sinal procure atendimento médico imediatamente.
Fonte: O Globo
Acompanhe a matéria na íntegra em:
https://oglobo.globo.com/sociedade/saiba-como-se-proteger-do-sarampo-22850708