Veja algumas maneiras de reduzir o consumo de plástico com medidas simples que podem ser aplicadas no dia a dia:
- Reutilize sacolas de plástico como saco de lixo na cozinha, escritório e nos banheiros da casa.
- Diga não à goma de mascar: pouca gente sabe, mas as gomas de mascar contêm plástico na fórmula. Além de prejudicar a natureza sempre que a jogamos fora, o plástico pode até ser tóxico em determinados casos quando não são realizados procedimentos de segurança e qualidade na fabricação.
- Prefira produtos em caixas, pois a reciclagem é mais simples, barata e rápida.
- Compre a granel: se conseguir comprar arroz, feijão e grãos a granel, aproveite. O produto será o mesmo e você estará evitando embalagens de plástico.
- Valorize mais as embalagens retornáveis: elas poderão ser utilizadas novamente, por você mesmo, quando voltar ao local para novas compras.
- Utilize fósforos: um isqueiro pode demorar muitos anos para ser completamente absorvido pela natureza, justamente pela quantidade de plástico.
- Prefira o fruto ao suco de fruta: sentiu vontade de tomar um suco de laranja? Coma uma laranja. O mesmo vale para todas as frutas em abundância que temos no Brasil. Além de evitar a compra de garrafas plásticas, você também estará consumindo um alimento mais rico em antioxidantes e vitaminas.
- Diminua os produtos de limpeza: muitos dos trabalhos podem ser executados com bicarbonato de sódio e vinagre, basta saber como utilizar e a medida exata para cada situação.
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/