Ao buscar um imóvel para alugar, é preciso estar e pronto para checar todos os detalhes. Lembre-se que os imóveis para alugar, raramente são de moradia do dono.
Confira:
– o funcionamento de torneiras, trincos, gás, interruptores e fechaduras. Além disso, esteja com um carregador de celular a postos para testar as tomadas;
– vidros quebrados, azulejos rachados e danos ao piso;
– manchas ou bolhas nas paredes e no teto (pode ser indício de infiltração)
Se possível, visite o imóvel em horários diferentes para observar a incidência de sol, a iluminação e o movimento da rua à noite. Se for um apartamento, converse com algum morador e o porteiro sobre eventuais problemas no prédio.
Veja com o corretor qual é a garantia solicitada: fiador, seguro fiança e caução. É importante saber: a cobrança antecipada do valor do aluguel (mês a vencer), que somente poderá ser exigida pelo proprietário se o inquilino não oferecer uma dessas três garantias.
Cheque, junto com o proprietário, as condições do imóvel. Faça um termo de vistoria, anotando o estado de conservação dos ambientes e complementos, como janelas e portas. Antes de assinar o contrato, leia atentamente todas as cláusulas e risque os espaços em branco. Esclareça com o corretor qualquer dúvida que possa surgir, por mais simples ou inocente que ela pareça. Se preciso, consulte um advogado especializado ou um órgão de defesa do consumidor.
Fonte: O Globo – https://oglobo.globo.com/economia/imoveis/dicas-para-um-bom-contrato-de-aluguel-6696177#ixzz4hRQPRo4q