Em tempos de mudanças constantes no preço da gasolina, se torna mais importante a prática de um hábito mais consciente no uso, evitando a perda excessiva. Por isso, colhemos do site UOL, algumas dicas para que possam te auxiliar nesse processo. Afinal, é sempre bom economizar, né?
1. Mantenha os pneus calibrados
Pode parecer bobagem, mas a pressão dos pneus é essencial para fazer o seu automóvel rodar mais bebendo menos combustível. Além disso, pneus muito cheios podem sobrecarregar a suspensão. E não se esqueça de calibrá-los ainda frios — se eles forem calibrados com alta temperatura, a pressão interna também será maior e a calibragem ficará comprometida.
2. Evite dirigir de forma agressiva e “banguelas”
O costume de dirigir de forma agressiva e frear mais bruscamente faz o carro gastar mais. Seja mais gradual para evitar o consumo excessivo de combustível. Além disso, descer ladeiras na “banguela” (com o câmbio em ponto-morto) não ajuda a economizar combustível e ainda por cima contribui para o desgaste prematuro dos freios.
3. Saiba usar o ar-condicionado
O ar-condicionado é um item de conforto que pode contribuir para aumentar em 20% ou mais o consumo de combustível, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor. Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos. Além disso, se não estiver muito quente, não coloque o resfriamento no máximo. Se o ar for digital, temperaturas entre 23º e 25º C são ideais: dão conforto e cobram pouco do carro. Tente também retirar o ar quente do interior quando tiver ideia de acioná-lo — uma boa dica é abrir os vidros e deixar o vento fazer isso.
4. Use o freio motor
Reduza as marchas ao diminuir a velocidade. Isso ajuda a parar o veículo e também poupa os freios, que são menos exigidos.
5. Não leve bagagem inútil
Tem gente acostumada a guardar uma infinidade de tranqueiras no carro simplesmente por preguiça ou para usá-las “em caso de necessidade”. Também mantém bagageiros e suportes de bicicleta instalados mesmo quando estão fora de uso. Pois saiba que, quanto mais peso um determinado veículo precisa transportar, mais combustível ele vai consumir.
6. Verifique os filtros e fluidos
Verifique o nível de óleo a cada semana e troque o lubrificante no prazo e/ou na quilometragem recomendados. O mesmo vale para filtros, que devem ser substituídos no tempo e na especificação indicados pela montadora. O filtro de óleo, inclusive, de ser substituído em cada troca de óleo. Esses cuidados básicos fazem o motor durar mais tempo e, funcionando corretamente, consumir menos combustível.
Fonte: Carros.uol
https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/23/veja-dicas-para-economizar-combustivel-nos-tempos-de-gasolina-a-r-5.htm