Com o preço alto do álcool e da gasolina, o que podemos fazer para economizá-las já ajuda no bolso, não é mesmo? É fundamental, além dessas, dicas não se descuidar com a manutenção do automóvel:
1 – Evite acelerações e frenagens bruscas. Se precisar parar lá na frente, tire o pé do acelerador com antecedência.
2 – Não estique as marchas sem necessidade ao acelerar. Procure fazer as trocas em rotação adequada. Automóveis modernos têm um indicador — normalmente uma luz piscante, chamada “shift light” — que informa o momento mais econômico para a troca de marcha. Fique de olho nela.
3 – Em rodovias, utilize a sexta marcha, caso seu carro tenha esse recurso.
4 – Configure o computador de bordo do carro para mostrar o consumo imediato ou médio de combustível. Assim, você poderá ajustar sua maneira de dirigir e conduzir o veículo de forma mais econômica.
5 – Use o ar-condicionado em estradas. Com as janelas bem fechadas, a aerodinâmica melhora e, consequentemente, o consumo de combustível cai.
6 – Faça revisões e manutenções preventivas no carro. Verifique especialmente o estado das velas, da injeção eletrônica e do filtro de ar — sujo, ele eleva o consumo de combustível, e, por isso, deve ser substituído a cada dez mil quilômetros rodados, em média.
7 – Calibre os pneus uma vez por semana para mantê-los com a pressão correta. Os pneus devem estar frios no momento da calibragem.
8 – Retire objetos desnecessários do porta-malas. Fazer o carro levar mais peso aumenta o consumo de combustível.
9 – Abasteça em postos confiáveis ou conhecidos, para evitar comprar combustível adulterado. E não se preocupe em dar preferência à gasolina aditivada: com gasolina comum, que é mais barata, os carros têm o mesmo rendimento.
10 – Dirija em ritmo um pouco mais lento que o usual, sobretudo nas velocidades acima de 100km/h.
Fonte: Extra