O Dia das Crianças é um dia de passeios e muita diversão. Aí vão cinco dicas para garantir só alegrias, tranquilidade e segurança. E vale para todos os dias!
1 – Uso da Cadeirinha no carro
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) obriga o uso da cadeirinha para crianças menores de dez anos de idade em veículos. De acordo com a resolução:
– até um ano de idade, a criança deverá ser transportada no bebê conforto;
– de um a quatro anos, na cadeirinha;
– de quatro a sete anos e meio, no assento de elevação; e
– a partir dos sete anos e meio até os dez anos (com altura a partir de 1,45 metros) com cinto de segurança no banco de trás do veículo.
Somente a partir dos dez anos é permitido que a criança possa ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.
2 – Faixa de Pedestre
Tanto condutores de veículos quanto pedestres devem ficar atentos aos cuidados básicos ao atravessar uma faixa de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para cruzar uma via, o pedestre deverá tomar cuidados de segurança, levando em consideração a visibilidade, distância e a velocidade dos veículos.
A preferência do pedestre não é absoluta. É necessário ficar atento que quando houver semáforo, pois é ele quem determina quem deverá passar. Quando não houver sinalização (como semáforos ou faixas), o pedestre deverá esperar que os veículos parem e aguardar pelo momento oportuno para efetuar a travessia com segurança.
3 – Uso da Bicicleta
Pedalar faz bem tanto para o corpo, quanto para o meio ambiente. Para manter a segurança de ciclistas e crianças no trânsito, é necessário que os condutores mantenham distância de pelo menos 1,5 m ao ultrapassar bicicletas.
Também é muito importante que as crianças utilizem equipamentos de segurança como capacete, joelheiras e cotoveleiras, ficando assim mais seguras em caso de quedas. Lembre-se que ao atravessar na faixa de pedestre é obrigatório que o condutor desça da bicicleta.
4 – Comportamento dentro do carro
É necessário que os pais fiquem atentos quanto ao comportamento do seu filho dentro do carro. Assim, poderão evitar que a criança coloque mãos e braços para fora da janela do veículo, por exemplo.
Outro item importante verificar é a trava das portas.
5 – Atenção quando for sair da garagem
Apesar de ser um dica fora do trânsito, ela envolve veículo e, caso um carro esteja saindo pode atingir a criança e machucá-la gravemente. Assim como em estacionamentos e ruas não movimentadas, podem surgir carros e pelo tamanho das crianças nem sempre os motoristas conseguem perceber em seu campo de visão. Por isso, fiquem atentos!
Fonte: Governo de Tocantins