Cuide da sua moto em 11 passos

Uma lavagem descuidada ou a falta de limpeza de uma moto pode danificar e até comprometer a vida útil de muitos dos seus componentes. Isso pode causar acidentes e colocar a vida de motociclistas, passageiros e pedestres em risco. Por isso, a importância da prática e do ritual se torna uma oportunidade de verificar o seu estado mecânico: parafusos e suportes soltos, ou cabos e mangueiras desgastados, por exemplo.
Confira abaixo onze dicas para deixar sua moto do jeito apropriado:

Cuidados ao lavar

Evitar jato forte de água nos cubos de roda para não sair a graxa dos rolamentos. Evite esfregar também os cubos e sistema de freio. As bengalas devem ser lavadas com bucha ou pincel, pois acumulam bastantes resíduos.
Não use produtos de base ácida ou alcalina (Solupam, Xispa, tem outros nomes também) que reagem com a camada protetora de zinco que cobre as partes metálicas (nos raios e outros lugares) e a pintura dos cubos das rodas. Isso pode danificar irremediavelmente essas peças e deixá-las expostas à ferrugem que lá se instala facilmente.

Faça na sombra

Procure lavar a moto em áreas de sombra. Expô-la ao sol aumenta os riscos de se manchar pintura ou danificar plásticos caso a espuma do xampu seque. Só molhe a moto se o motor estiver frio, e use uma bucha macia e xampu específico (geralmente encontrado em lojas especializadas em produtos para lavar carros) para tirar a sujeira.
De cima para baixo

Ideal é começar a lavar a moto pelas partes mais altas e laterais, para deixar que a espuma escorra naturalmente para agir na parte mecânica e rodas. Comece esfregando carenagens, painel e lentes, vá para o banco e, depois ,rabeta e área da placa; são os locais que costumam ter mais resíduos.

Use jatos com moderação

Evite jogar água diretamente em chicotes e parte elétrica/injeção. No caso de escapes com saídas para cima é melhor tapar o orifício com estopa ou pano. Caso use lavadora de alta pressão, regule a abertura do leque para cerca de um metro.

Moto grande? Vá por partes

Se a moto for grande, faça a lavagem por partes, enxaguando logo em seguida as regiões que já receberam uma boa esfregada. O motivo é evitar que a espuma fique muito tempo em contato com a carenagem e acaba secando, o que gera manchas.

Atenção à parte mecânica

Na parte mecânica, normalmente com graxa e sujeira mais grossa, o ideal é usar um pincel ou brocha com cerdas firmes. Se o xampu não der conta dos resíduos, pode-se adicionar um pouco de querosene para dissolver a ?casca?.

Balança e relação

Quer lavar balança, corrente e coroa traseira? O aconselhável é realizar os procedimentos em separado e usar querosene ou desengraxante específico. Após intervalos maiores, vale retirar a capa do pinhão para sua limpeza. Use pincel com querosene para retirar a graxa acumulada, e depois lubrifique os dentes do pinhão.

Hora de secar

Seque todas as partes plásticas e lentes com um pano macio. Saia para uma rápida volta a fim de secar o conjunto mecânico e freios ? que pedem atenção por estarem molhados e menos eficientes do que o normal.

Lubrifique a corrente

A corrente deverá ser lubrificada com óleo específico; aproveite também para puxar o cabo da embreagem e pulverizar óleo desengripante em spray. Os pneus não devem receber ?pretinho?, que pode escorrer para as bandas de rodagem e levar a quedas. Espalhe no máximo um pouco de silicone em gel nas laterais dos pneus.

Tapa final

Com a moto limpa e seca é possível enxergar melhor possíveis riscos ou manchas na pintura e plásticos. Use estopa ou algodão com cera polidora de alto brilho para os plásticos, e espalhe em movimentos firmes e circulares por pequenas áreas. Retire o excesso com com estopa ou algodão limpo.

Fonte: UOL

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