Nesse tempo de quarentena, por evitarmos sair de casa, não utilizamos nosso carro com muita frequência. E isso pode gerar alguns problemas para nosso automóvel.
Trazemos algumas dicas para que ele seja conservado neste período de COVID-19:
- Antes de guardar, limpe o veículo de maneira interna e externa, utilize aspirador no interior do carro e, já no painel, utilize o álcool isopropílico.
- Em locais descobertos, cubra-o com uma capa macia, só após estar seco, para protegê-lo do excesso de sol, sujeiras como fezes de pássaros, chuva ácida e frutos que podem danificar o verniz da pintura e causar manchas.
- Calibre sempre os pneus em casa, se possível, mantendo-os cheios, de acordo com as especificações do fabricante.
- Deixe o freio de mão solto, mas jamais esqueça de apoiar o carro com travas de madeira.
- Deixe pouquíssimo combustível no tanque, pois o álcool e gasolina podem vir a estragar o reservatório, caso não sejam usados por muito tempo. Carros parados por mais de 2 ou 3 meses precisam de combustíveis de alta octanagem.
- A cada cinco dias, se não desconectou a bateria (verifique no manual do seu automóvel se para o seu modelo é necessária essa ação), dê a partida no carro. Deixe em marcha lenta, por cerca de 20 minutos, para o motor atingir a temperatura de funcionamento e de lubrificação, além de circular o sistema de arrefecimento e de correias e tensores. Atenção: nunca faça isso em garagem fechada! Você pode sofrer uma intoxicação pelo monóxido de carbono, fatal ao ser humano.
- Se possível, dê uma voltinha rápida com o carro dentro da garagem do prédio para lubrificar rolamentos de rodas e homocinéticas, e evitar deformidades nos pneus.
Além de cuidar do seu carro parado, cuide de você e sua família seguindo o recomendável pela OMS ficando em casa.