O cuidado com o corpo durante o carnaval deve fazer parte da preparação de todo folião. Os dias de agitação devem ser curtidos, com moderação, sendo essenciais os cuidados para evitar aproblemas como desidratação, intoxicações alimentares, alergias, insolações e contaminação por doenças.
Veja, a seguir, algumas dicas para curtir o Carnaval com responsabilidade e de maneira saudável:
- Cuide da hidratação: o nosso Carnaval acontece no verão de nosso país, quando são comuns as altas temperaturas. Além disso, o aglomerado de pessoas nessas comemorações favorece que o ambiente torne-se mais quente, os foliões dançam bastante, e há grande perda de suor. Também se observa uma grande ingestão de bebidas alcoólicas aumentando, assim, a diurese (eliminação de urina). Recomenda-se, então, que seja feita a ingestão de grande quantidade de água e também de sucos naturais e de água de coco para evitar uma desidratação.
- Fique de olho na alimentação: alimente-se bem, mas não se esqueça de ficar atento aos locais onde você vai comprar seus alimentos. Verifique sempre se o produto está com boa aparência e acondicionado de maneira correta, lembrando-se sempre de lavar as mãos antes de se alimentar. Dê preferência a alimentos leves, evitando frituras e alimentos ricos em gordura.
- Atenção com a maquiagem: observe se a maquiagem está causando algum ardor ou coceira, pois pode ser sinal de uma irritação ou uma alergia, sendo recomendado, nesses casos, remover por completo o cosmético utilizado. O glitter também pode trazer problema se cair nos olhos, e até desencadear lesões graves. Nestes casos, o ideal é utilizar água, soro ou lubrificantes oculares para remover o produto, e consular um médico se necessário. Importante: não compartilhe maquiagem pois pode ser um meio de transmissão de doenças, como a conjuntivite.
- Não abuse do álcool: evite excessos, pois dentre os efeitos negativos em curto prazo do álcool, estão a alteração do comportamento, a perda de equilíbrio, a redução da capacidade de reagir a algum estímulo, redução da coordenação motora, náuseas, vômito e dores de cabeça. Vale salientar ainda que, em doses muito altas, o álcool pode levar ao estado de coma.
- Use protetor solar: se for acompanhar um bloco durante o dia em locais abertos é fundamental proteger-se dos efeitos do sol com boné, chapéu e colocando protetor solar a cada duas horas.
- Use camisinha: o preservativo é fundamental para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatite, gonorreia e, é claro, HIV. Portanto, se for ter relações sexuais, é fundamental o uso de camisinha, independentemente do parceiro e da prática sexual adotada. Não se esqueça de que muitas doenças são também transmitidas por sexo oral e nem sempre causam sintomas visíveis.
- Descanse: após longos períodos de folia é importante descansar, nada de ficar dias sem dormir.
Fonte: Brasil Escola UOL