Cuidados com a eletricidade

Avalie o uso de benjamins – Não os utilize em aparelhos que tenham cargas resistivas, que puxam muita energia, como secador de cabelo, ferro elétrico, torradeira e chuveiro elétrico e máquinas de lavar roupa e louça. Eles sobrecarregam a tomada e podem provocar desde defeitos nos eletrodomésticos até princípios de incêndio. Você pode conectar benjamins a aparelhos que solicitam pouca carga, como rádio, televisor e DVD. Atenção: se a base do benjamim começar a escurecer é sinal de que está em sobrecarga.

Não utilize aparelhos elétricos quando estiver no chuveiro – Você pode provocar choques elétricos. Da mesma maneira, não toque na parte metálica dos aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés úmidos. Caso você leve algum choque em torneiras ou chuveiros elétricos, chame um eletricista. Este pode ser o primeiro sinal de problemas nas instalações.

Tenha cuidado ao realizar obras perto da rede elétrica – Veja se a intervenção que vai ser realizada não vai interferir na rede, para evitar possíveis acidentes e interrupção do fornecimento de energia.

Tenha cuidado com as fiações – Veja se existem fios partidos em sua residência ou estabelecimento, pois eles podem passar corrente elétrica se estiverem energizados. Se eles estiverem ligados a instalações internas, desligue o disjuntor do medidor e chame um eletricista.

Não emende fios – Observe as condições das instalações elétricas de sua residência. Evite improvisos, como emendas malfeitas, fios desencapados ou inadequados, como fios telefônicos. Além de provocar fuga de corrente (desperdício), esses quebra-galhos ainda podem causar acidentes. Uma instalação elétrica feita sem cuidado pode ameaçar seu patrimônio com o risco de incêndio.

Tenha cuidado com a sobrecarga do circuito elétrico – Evite ligar ao mesmo tempo muitos aparelhos que tenham alta resistência. Isso sobrecarrega os circuitos internos de sua casa. Avalie se as as instalações elétricas estão dimensionadas corretamente para o uso desses equipamentos.

Mantenha seu filho longe das tomadas – Proteja seu filho de choques e descargas elétricas ocasionados pela introdução de peças metálicas em tomadas. Para a segurança da família, utilize tampas protetoras de tomadas e converse com as crianças sobre o risco de acidentes no contato direto com a energia elétrica.

Use o novo padrão de tomadas três pinos – Adote a nova tomada para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos.

Fonte: Portal Ampla

Deixe um comentário