Muita gente sonha com aquela casa na praia para os momentos de lazer e descanso com a família. Quando esse sonho se torna realidade, é preciso muito zelo para que ele não se torne um pesadelo.
Manter os cuidados com o imóvel que nem sempre está perto, pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, selecionamos algumas dicas para proprietários de casas na praia protegerem seus patrimônios da maneira correta e não se esquecerem de nenhum detalhe!
Maresia:
conhecida por sua capacidade de introduzir umidade nas áreas internas, propicia a formação de mofo em paredes, pisos e móveis, especialmente quando a propriedade permanece fechada por períodos prolongados. Use tintas especialmente formuladas para resistir à umidade, inibindo assim o desenvolvimento do mofo. Quando essa opção não é viável, uma alternativa interessante consiste em utilizar impermeabilizantes nas paredes ou aplicar uma massa acrílica que bloqueie os efeitos danosos da maresia.
Outro desafio apresentado pela maresia é a propensão à ferrugem em elementos metálicos. Substitua os componentes de ferro ou metal cromado, como fechaduras, maçanetas, janelas e portas, por equivalentes em alumínio ou aço inoxidável.
Na eventualidade de não ser viável realizar tal substituição, é crucial abastecer a despensa com produtos de limpeza antiferrugem.
Umidade:
é uma presença constante, que não dá folga para nenhum espaço. Além de afetar as paredes, ela também atinge o piso da propriedade e as áreas externas, especialmente nas proximidades da piscina.
Para prevenir a proliferação de limo, é aconselhável investir em revestimentos apropriados. Uma opção vantajosa são os modelos com superfícies rústicas, pois sua textura auxilia no controle da umidade, ao mesmo tempo em que reduz o risco de escorregões. Essa escolha não apenas contribui para a estética do ambiente, mas também se mostra uma medida eficaz na gestão da umidade constante, proporcionando maior segurança e durabilidade às áreas externas da residência na praia.
A umidade proveniente da maresia também representa uma ameaça para os móveis de madeira, contribuindo para seu desgaste e atraindo cupins. Uma abordagem eficaz para enfrentar esse desafio é a aplicação de um produto anti umidade nos móveis. No caso de pisos de madeira, recomenda-se a aplicação de uma camada de verniz naval para proteção adicional.
Insetos:
Geralmente, residências de praia tendem a estar mais isoladas, rodeadas pela natureza ou terrenos desocupados. Essa combinação se revela propícia para a proliferação de insetos, como gafanhotos, baratas e cupins.
É recomendável agendar uma dedetização anual para assegurar tranquilidade e sossego durante suas férias de verão. Essa prática preventiva não apenas preserva a saúde e o bem-estar dos ocupantes da casa, mas também protege a estrutura da propriedade contra danos causados por insetos indesejados.
Eletrodomésticos:
a oxidação é um problema comum que pode resultar em sua deterioração acelerada, começando pela carcaça e afetando posteriormente os componentes eletrônicos. Para minimizar esses danos, é aconselhável cobrir os eletrodomésticos com capas feitas de tecido de trama fechada. Realize limpezas quinzenais na superfície dos objetos com água doce e um pano limpo e úmido é uma prática recomendada para combater os efeitos corrosivos da maresia.
Fonte: Blog Tokio Marine