Cuidados com a bateria no frio

Com a chegada das baixas temperaturas é comum que o motorista se depare com problemas de partida no carro.

Há diversos fatores que podem contribuir para esta situação, um deles pode ser a bateria. A bateria tem à função de fornecer energia para partida do motor e alimentar componentes elétricos quando o veículo está desligado.

A vida útil da bateria de um carro depende de como é usada e de alguns cuidados específicos, por exemplo:  um veículo que ao longo do dia percorre apenas pequenas distancias e é desligado e ligado varias vezes tende a apresentar mais  problemas.

Muitas pessoas aguardam dar um problema na bateria do carro, para procurar a solução. Mas hoje já existem tecnologias de diagnóstico que podem prever a vida útil do equipamento de modo rápido e preciso. Os automóveis são equipados com baterias chumbo-ácido, que trabalham com reações químicas para seu funcionamento. Apesar de sofrer maior desgaste no verão, é no inverno quando são mais exigidas, que os problemas aparecem. O frio deixa o óleo lubrificante mais viscoso e as folgas nos motores diminuem, o que vai exigir maior esforço para dar a partida, consumindo maior energia da bateria. Segundo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, alguns simples cuidados ajudam a garantir o bom funcionamento da bateria:

– Antes de ligar o automóvel, todos os equipamentos devem estar desligados, como faróis, ar-condicionado, rádio, luz interna. Essa deve ser uma regra para seguir sempre, porque a partida exige muito da bateria e com todos os equipamentos ligados ela ficará sobrecarregada.

– Se o carro não é usado com frequência, deve ser ligado ao menos uma vez por semana e seu motor deve funcionar pelo menos por quinze minutos. Caso o automóvel apresente dificuldades de dar partida por alguns dias, é importante que o motorista busque um especialista para fazer a análise geral do sistema. Não é recomendado o famoso “tranco” para fazer o carro pegar, essa atitude pode provocar danos mecânicos na transmissão e no catalisador, diz o engenheiro.

O combustível influencia na partida? Bamba de combustível verde — Muitos motoristas preferem abastecer os carros com gasolina nos dias frios, já que seu ponto de ebulição é superior ao do etanol, evitando assim demora na partida. O engenheiro explica que “desde que a bateria esteja em boas condições e o sistema de partida a frio funcionando corretamente não há necessidade de alterar o combustível conforme a temperatura do ambiente”. Nos veículos flex, que são equipados com o tanquinho, o mesmo deve estar sempre com gasolina aditivada, conforme solicitado na maioria dos manuais de veículos.

Fonte:  Revista Fator Brasil – http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=297740

 

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