Dirigir à noite pode ser mais perigoso do que muitos imaginam. As condições adversas se intensificam, aumentando os riscos no trânsito e, nessa hora, redobrar os cuidados é fundamental para prevenir acidentes graves. Confira algumas dicas:
Manutenção preventiva
Tenha a certeza de que todos os sistemas do carro estejam em bom funcionamento, especialmente os itens de segurança, como faróis, luzes de freio, limpador de para-brisa, cinto de segurança, entre outros. Além disso, calibre os pneus e verifique os níveis de água e combustível para evitar imprevistos.
Atenção redobrada
Ao dirigir à noite, mantenha o foco na via e preste atenção em possíveis obstáculos como objetos na pista, buracos ou animais que possam atravessar o caminho. Também fique atento aos outros motoristas, pois pode haver pessoas dirigindo com sono ou sob efeito de álcool, aumentando os riscos de acidentes.
Faróis
Os faróis do veículo proporcionam visibilidade ao condutor e tornam o carro visível para outros motoristas. Por isso, dirigir à noite sem eles funcionando perfeitamente aumenta os riscos de acidentes. Saiba que é ilegal circular com faróis danificados, sujeitando o motorista a penalidades e medidas administrativas de trânsito. Além disso, é essencial saber usar os faróis corretamente, especialmente o farol alto, pois em algumas situações ele pode prejudicar a visão dos outros condutores.
Retrovisores e para-brisas
Em certas áreas, especialmente à noite, o para-brisa e os retrovisores podem embaçar devido ao sereno. Dessa forma, confira se eles estão limpos e sem embaçamento durante a direção.
Fora isso, muitos veículos têm sistemas que facilitam a limpeza dessas áreas durante o trajeto, proporcionando uma visão clara e nítida.
Respeite a sinalização
As condições como visibilidade reduzida, fadiga e sonolência podem dificultar a viagem. Adotar a direção defensiva é fundamental para garantir a segurança e evitar contratempos. Isso significa seguir rigorosamente os limites de velocidade, não ultrapassar em locais proibidos e evitar comportamentos arriscados.
Não ignore o cansaço
Muitas vezes os motoristas ignoram a fadiga para seguir a viagem sem interrupções. No entanto, isso pode comprometer seus reflexos e aumentar os riscos de acidentes.
Caso a sonolência apareça mesmo assim, reconheça os sinais de cansaço e tome os cuidados necessários, como fazer uma parada em um local Seguro para lavar o rosto, esticar as pernas e caminhar um pouco, além de consumir uma bebida estimulante, como o café.
Aumente a distância entre veículos
Manter uma distância segura em relação ao veículo da frente é muito importante, especialmente durante à noite, pois esse carro pode frear bruscamente, desviar de obstáculos repentinos, entre outras situações imprevistas. Isso significa que quanto maior a distância, mais tempo você terá para reagir de forma segura e evitar acidentes.
Reduza a velocidade
Independentemente do motivo da viagem ou da urgência em chegar ao destino, nunca ultrapasse o limite de velocidade estabelecido. Esse cuidado, combinado ao aumento da distância entre veículos, amplia o tempo de reação do motorista, reduzindo as possibilidades de acidentes.
Fonte: Allianz