Aprender a andar de bicicleta é um dos momentos especiais na vida das crianças e dos pais. Não significa apenas equilíbrio e coordenação motora, mas também uma primeira autonomia. Além de estimular o aprendizado, reunir amigos, ajudar na atenção e concentração. Porém, assim como qualquer outro exercício, requer cuidados.
O principal ponto para se prestar atenção é o uso do capacete. No momento de aprendizado, é normal a criança cair. Este item de segurança ajuda a prevenir que os pequenos tenham machucados mais graves e, mesmo os maiores e mais experientes, precisam dele.
A altura das crianças também deve ser observada. O ideal é que elas consigam encostar no chão quando subirem na bicicleta, pois isso garante estabilidade e segurança para os pequenos. Outro ponto é que a partir dos 3 anos, a maioria das crianças já está com o seu aparelho motor desenvolvido.
Por fim, a supervisão é a melhor forma de manter o seu filho seguro na prática desse exercício, além de ajudar a criar momentos especiais em família. Então coloquem os capacetes e bom passeio.
Fontes: Revista Crescer